Tribunal de Justiça do Rio alerta sobre os riscos da adoção ilegal de criança

Campanha

Publicado em 11/10/2017 - 17:00 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Tribunal de Justiça do Rio lançou nesta quarta-feira a campanha Entregar é Proteger de esclarecimento sobre o encaminhamento legal de bebês para adoção.

 

A iniciativa tem o objetivo de explicar para a rede pública de atendimento e para toda a sociedade quais são os trâmites legais que devem ser observados para que tanto as crianças, quanto os pais biológicos, estejam protegidos e tenham seus direitos preservados.

 

O juiz presidente da Coordenadoria das Varas de Infância, Juventude e Idoso do Tribunal de Justiça do Rio, Sergio Luiz Ribeiro de Souza, afirma que por ainda ser um tabu, sobra desconhecimento e preconceito sobre o tema.

 

Ele conta um episódio recente que mostra como a falta esclarecimento viola direitos da mãe que deseja encaminhar o filho para adoção e o próprio bebê.

 

O juiz explica que aconduta correta de qualquer profissional de saúde ou da rede de assistência social é comunicar a decisão da mãe à Vara da Infância e da Juventude.

 

Os próprios pais biológicos também podem se dirigir diretamente à Vara da Infância de competência do local de moradia.  Daí em diante, a genitora será acompanhada pela equipe de psicólogos e assistentes sociais do Tribunal para que a decisão seja tomada de forma segura e madura.

 

Sergio reforça que não cabe à Justiça e nem a nenhum servidor público julgar moralmente a mãe.  Ele destaca os riscos da entrega irregular de bebês.

 

A campanha vai disponibilizar materiais como cartazes e folders e também mensagens na internet, além de palestras sobre o tema. Para acessar o endereço e telefone de todas as Varas de Infância do Rio basta acessar o Portal da Infância, no site do Tribunal de Justiça do Rio.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo