Secretário da Igualdade Racial: sistema de cotas é eficaz, mas é preciso criar formas de verificação
O sistema de cotas raciais em universidades públicas aumentou o acesso de estudantes negros ao ensino superior, segundo o secretário Nacional de Políticas e Promoção da Igualdade Racial Juvenal Araújo.
Dados da secretaria apontam que, entre 2013 e 2014, nas universidades federais, as vagas totais cresceram 10% e as vagas para cotistas cresceram 38%. Já nos institutos federais, no mesmo período, tanto o total das vagas gerais quanto as vagas para cotistas cresceram 18%.
Em entrevista à TV NBR, Juvenal Araújo comemorou as estatísticas e disse que é preciso melhorar a verificação das informações prestadas pelos candidatos para evitar fraudes.
Em um caso recente de fraude, candidatos burlaram a autodeclaração para entrarem como cotistas no curso de medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.
O secretário falou também sobre racismo no futebol e anunciou que a Secretaria de Igualdade Racial vai realizar nesta semana um seminário sobre o assunto. A proposta da pasta é incentivar a conscientização dos árbitros sobre racismo e injúria racial.
A secretaria também vai buscar o apoio da CBF para conscientizar as torcidas sobre esses crimes.