Viva Maria: Programa analisa por que ainda existe incompreensão do que é o feminicídio

Viva Maria

Publicado em 09/11/2017 - 09:31 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Desde março de 2015  Viva Maria tem se ocupado de divulgar a lei que alterou o Artigo 121 do Código Penal para prever o feminicídio, ou seja, o assassinato de mulheres por questão de gênero. Afinal, sabemos que um grande número de mulheres morre pelo simples fato de ser mulher.

 

Só que, apesar de tipificado como crime hediondo, o feminicídio ainda não foi devidamente compreendido pela opinião pública brasileira. Prova disso é a proposta que quer tirar o feminicídio do mapa.

 

Com mais de 26 mil assinaturas de apoio, em breve, essa proposta legislativa vai estar sendo analisada pela Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.
O autor da proposta acredita que feminicídio é um termo infundado porque fere o princípio da igualdade constitucional. Para ele, qualquer crime contra qualquer pessoa em função de violência passional deve ter a agravante de crime hediondo.

 

Diante disso, melhor ouvir quem entende do assunto. Com a palavra a doutora Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo. Professora da PUC, ela integra ainda a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Vamos ouvi-la!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo