Viva Maria: Programa analisa por que ainda existe incompreensão do que é o feminicídio

Viva Maria

Publicado em 09/11/2017 - 09:31 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Desde março de 2015  Viva Maria tem se ocupado de divulgar a lei que alterou o Artigo 121 do Código Penal para prever o feminicídio, ou seja, o assassinato de mulheres por questão de gênero. Afinal, sabemos que um grande número de mulheres morre pelo simples fato de ser mulher.

 

Só que, apesar de tipificado como crime hediondo, o feminicídio ainda não foi devidamente compreendido pela opinião pública brasileira. Prova disso é a proposta que quer tirar o feminicídio do mapa.

 

Com mais de 26 mil assinaturas de apoio, em breve, essa proposta legislativa vai estar sendo analisada pela Comissão dos Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal.
O autor da proposta acredita que feminicídio é um termo infundado porque fere o princípio da igualdade constitucional. Para ele, qualquer crime contra qualquer pessoa em função de violência passional deve ter a agravante de crime hediondo.

 

Diante disso, melhor ouvir quem entende do assunto. Com a palavra a doutora Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo. Professora da PUC, ela integra ainda a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Vamos ouvi-la!

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Campus da Fiocruz reabre ao público com exposição sobre a vida e saúde

O tema da exposição se divide em 14 módulos, convidando o público a conhecer o conceito de saúde, desde a microbiologia à saúde como fenômeno social.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

97% de indígenas da área urbana de Manaus vivem com menos de R$600/mês

É o que aponta o projeto MANAÓS, da Fiocruz Amazônia, que quis entender como vivem os indígenas chamados “não aldeiados”, na cidade de Manaus.

Baixar arquivo
Esportes

Fifa escolhe dois árbitros brasileiros para Copa do Mundo do Catar

Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio foram escolhidos pela FIFA, nesta quinta-feira, para participar do quadro de arbitragem da competição mais importante do mundo envolvendo seleções.

Baixar arquivo
Esportes

Série B: Vasco enfrenta o Guarani, em Manaus, às 21h30 nesta quinta

Com mais de trinta mil vascaínos na torcida a Arena da Amazônia, em Manaus, vai ter um pouco do clima de São Januário nesta quinta-feira (19) às 21h30 para Guarani e Vasco.

Baixar arquivo
Saúde

Cai o consumo abusivo de álcool entre jovens brasileiros

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Geral

Doação de leite ajuda bebês prematuros ou com doenças congênitas

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 200 ml de leite podem alimentar até dez recém-nascidos.

Baixar arquivo