Indígenas em Rondônia correm risco de extermínio, alerta MPF

Amazônia

Publicado em 12/12/2017 - 21:02 Por Maíra Heinen - Brasília

Sonora: "Por ser líder dos indígenas, já recebi ameaças de ligações anônimas, só que até agora não conseguimos rastrear de onde vieram essas ligações anônimas de ameaças de morte mesmo."

 

Adriano Karipuna é liderança indígena e relata o que tem passado por, junto com seus parentes, defender a Terra Indígena Karipuna, nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, de madeireiros ilegais, grileiros e garimpeiros.

 

O Ministério Público Federal em Rondônia enviou recomendação à Funai para que tome providências em relação à área.

 

Para o órgão, há risco de genocídio, como informa o procurador Federal Joel Bogo.

 

Sonora: Temos históricos de violência: um policial rodoviário federal foi morto, um agente da força nacional de segurança pública foi morto, os invasores atiraram contra o próprio helicóptero da polícia... então se os invasores eles têm essa atitude de enfrentamento contra a própria polícia, imagina contra os indígenas né, então, a situação de vulnerabilidade desses grupos indígenas é de fato preocupante.

 

De acordo com o procurador, essa foi uma das áreas indígenas mais desmatadas em 2017.

 

O MPF recomendou que a Funai apresente um plano emergencial e um plano de fiscalização permanente, mas, segundo o procurador Joel Bogo, o órgão indigenista apresenta a falta de orçamento como principal empecilho para desenvolver as ações.

 

A Terra Indígena Karipuna é uma área tradicionalmente ocupada e já regularizada pela Funai.

 

A assessoria da Funai informou enviou os questionamentos da reportagem à Procuradoria Federal Especializada e aguarda uma posição sobre o caso.

Últimas notícias
Política

Lula viaja para a Itália e participa da Cúpula do G7 e da OIT

O presidente Lula vai esta semana para a Itália participar como convidado da Cúpula do G7, reunião de líderes das sete maiores economias do mundo. Ele deve falar de assuntos como inclusão social, combate à fome e desenvolvimento sustentável.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação baixa entre gestantes eleva risco de doenças graves em bebês

O que você faria para evitar que o seu filho recém nascido pegasse uma doença que pode provocar dificuldade respiratória e até levar à morte? Ou uma outra doença que pode causar pneumonia?

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Belém terá primeira casa-modelo pública para acolhimento LGBTQIA+

Belém do Pará vai receber a primeira casa-modelo pública de acolhimento para pessoas LGBTQIA+ do Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Lagoa dos Patos tem alto risco de inundação, alerta Cemaden

Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, com alto risco de inundação neste domingo. Segundo a última medição, o nível da água está em 1,87, acima da cota de inundação, que é 1,70.

Baixar arquivo
Política

Câmara pode votar nesta semana proibição de delação premiada de presos

A Câmara pode ressuscitar, nesta semana, uma proposta que estava parada na Comissão de Constituição e Justiça desde 2021.  É um projeto de 2016 que proíbe a homologação de delações premiadas de pessoas presas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF resgata 16 trabalhadores em situação análoga à escravidão em MG

Uma operação coordenada envolvendo a Polícia Federal, o Ministério do Trabalho e Emprego e o Ministério Público do Trabalho resgatou 16 trabalhadores que viviam em condições degradantes e insalubres de trabalho em municípios de Santa Rosa e Campos Altos, em Minas Gerais.

Baixar arquivo