Pasto, monocultura e violência no campo são realidade da Amazônia que Chico sonhou conservar

Especial Chico Mendes

Publicado em 22/12/2018 - 10:55 Por Renata Martins - Brasília

No caminho que leva ao seringal Cachoeira – símbolo dos empates feitos por Chico Mendes e os seringueiros para impedir o desmatamento, a floresta aparece no horizonte, depois do descampado ocupado pelo gado.

 

O pasto faz parte da paisagem da Amazônia. A monocultura também. Esse modelo de desenvolvimento preocupa os defensores das ideias de Chico mendes.

 

Raimundo Mendes vive na reserva extrativista que leva o nome do primo. Raimundão se mostra preocupado com o futuro do lugar.

 

Para Cláudio Maretti, diretor do ICMBio, a organização das pessoas, a produção com retorno econômico para quem vive nas reservas e a conservação da floresta são os desafios do presente e do futuro.

 

Os conflitos agrários ainda são uma realidade no Brasil.

 

Um dos coordenadores da Comissão Pastoral da Terra, Ruben Siqueira faz um balanço sobre a violência no campo três décadas depois do assassinato de Chico Mendes.

 

Honrar a memória e defender o legado de Chico Mendes, 30 anos após a sua morte. O desafio foi debatido esta semana, em Xapuri, Acre.

 

O encontro reuniu cerca de 600 pessoas. Extrativistas, trabalhadores rurais, líderes sindicais, pesquisadores, ativistas do Brasil e de diversos lugares do mundo estavam lá. Na Carta Xapuri - documento final do encontro para celebrar o legado do ambientalista um pacto: ninguém abandona a defesa dos povos da floresta. Ninguém desiste do legado de Chico Mendes!

 

 

*Sonoplastia de Messias Melo

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo