Cartilha orientará idoso a conhecer melhor seus direitos

Solidarize-se

Publicado em 12/12/2019 - 18:08 Por Larissa Abreu - Brasília

Os idosos que moram em Instituições de Longa Permanência, as ILPI, também conhecidas como casas de repouso vão ter agora uma cartilha, com orientações sobre os seus direitos.

 

A iniciativa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e foi divulgada nesta semana.

 

A “Cartilha Solidarize-se” tem como objetivo esclarecer dúvidas da sociedade em geral sobre os direitos assegurados às pessoas com igual ou maior idade que 60 anos, que vivem nesses locais.

 

O material é baseado no Estatuto do Idoso e responde a questões como abandono afetivo por parte dos familiares e condições básicas para inserir um idoso nas ILPIs. Também apresenta atividades que podem contribuir para manter o vínculo do idoso com a família.

 

Segundo Antônio Costa, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, neste ano foram constatadas diversas irregularidades em unidades de permanência. Entre elas, a falta de manutenção e de alvará de funcionamento.

 

Para o secretário, a cartilha servirá ainda como ferramenta de fiscalização dessas instituições, para promover a melhoria dos serviços prestados.

 

A "Cartilha Solidarize-se" está disponível no portal do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos na internet. O endereço é mdh.gov.br.

 

De acordo com dados do IBGE , o Brasil tem mais de 28 milhões de idosos. O número representa cerca de 13% da população brasileira.

Últimas notícias
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo