Parada LGBT reúne milhares de pessoas na zona norte do Rio de Janeiro

Madureira

Publicado em 16/12/2019 - 08:24 Por Cynthia Cruz - Rio de Janeiro

Com o lema "Nossas lutas, nossas forças, nossa militância refletem em nossas cores" a 19ª edição da Parada LGBT de Madureira, na zona norte do Rio, reuniu milhares de pessoas neste domingo. O principal objetivo do Movimento de Gays, Travestis e Transformistas da Zona Norte, organizador do evento, foi novamente chamar a atenção para a luta contra o preconceito e a discriminação, como ressalta representante do MGTT, Loren Alexsander.


“Ninguém é obrigada a nos aceitar, mas são obrigados a nos respeitar. O recíproco é mútuo. A gente busca fazer nosso social, atuar dentro do direito cultural, fazer nosso papel para a inclusão social, aceitando e convivendo com as diferenças”.


Trios elétricos animaram o público que se formou por pessoas dos mais variados gêneros, idades, classes sociais e raças.


O estudante Breno Coutinho, de 17 anos, foi pela segunda vez em Madureira para participar do evento. Ele é morador de Santíssimo, na zona oeste, e sonha em ser psicólogo ou maquiador profissional. Disse que já sofreu vários tipos de violência, como empurrões e xingamento, e que procura sempre andar em grupo como forma de proteção. O jovem revelou ainda que sofre preconceito dentro da própria família, ao contrário da escola onde estuda, em Bangu, também na zona oeste.


“Eu morava com a minha avó. Eu me assumi e ela me expulsou de casa. Fui morar com a minha mãe; ela aceita, mas espera uma oportunidade para me xingar. As minhas tias também não aceitaram no começo, mas depois entenderam. Minha irmã respeita, mas não me aceita, meu irmão não me aceita. A escola eu acho muito legal, porque tem outras pessoas que também são LGBTs. Lá eu nunca sofri nada”.


Durante a parada LGBT, que teve o apoio da Coordenaria Especial da Diversidade Sexual da Prefeitura do Rio, também foram realizadas ações sociais e na área da saúde. Vacinação contra febre amarela, distribuição de preservativos, informações sobre HIV e infecções sexualmente transmissíveis, orientação sobre inclusão no Cadastro Único do Ministério da Cidadania, além de oficinas de turbantes e recreação infantil foram algumas das atividades oferecidas.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo