logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Senado aprova criação de SOS para denunciar maus-tratos a idosos

Baixar
Kariane Costa
07/10/2020 - 19:49
Brasília

Aprovado pelo plenário do Senado em votação virtual o projeto que cria serviço exclusivo para receber denúncias ou suspeitas de maus-tratos a idosos. De acordo com o texto aprovado pelos senadores, as denúncias de violência contra idosos poderão ser feitas por telefone, fax ou  e-mail. Chamado de "SOS: maus-tratos contra idosos", o serviço deverá será divulgado pelos meios de comunicação, em espaços públicos e locais de grande circulação de pessoas.

Qualquer ato ou omissão que coloque em risco a integridade física e o bem-estar emocional  de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, incluindo  violência e desamparo, entre outros atos, são considerados maus-tratos.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) lamentou o número alto de registros de violência contra idosos no Brasil. Ela também destacou o fato de que a maioria das vítimas é agredida pelos próprios familiares.

A pedido do relator,  a votação do projeto de lei que define regras para a distribuição de doses de vacina  contra o coronavírus entre estados e municípios, e também a ordem de quem receberá o medicamento, foi adiada para a próxima sexta-feira (9).

O autor do projeto, senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), incluiu na proposta que grupos vulneráveis, como pessoas com doenças crônicas e idosos, sejam os primeiros da fila.

O projeto determina ainda que estados e municípios devem receber dinheiro ou as doses de acordo com número de casos e mortes na região.

x