Violência sexual praticada por médicos pode ser denunciada online

Plataforma #OndeDói mapeia o problema e dá apoio emocional e jurídico

Publicado em 12/10/2020 - 15:50 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Coletivos de mulheres criam canal de denúncias de violência sexual praticada por médicos. A base da campanha é a plataforma #OndeDói.

No site, pessoas que foram vítimas de violência sexual preenchem um formulário contando o que aconteceu e ainda podem pedir ajuda emocional ou jurídica. Psicólogas e advogadas voluntárias dão suporte às vítimas.

Uma das idealizadoras da campanha é a atriz Nina Marqueti, que já foi vítima de violência sexual e sabe o quanto é difícil denunciar crimes praticados por pessoas cercadas de prestígio.

Além de quebrar o silêncio sobre o problema, a campanha ainda quer mapear as regiões do país mais afetadas e como a violência sexual ganha forma em hospitais, clínicas e unidades de saúde pelo país afora.

Até agora, praticamente metade dos relatos, 49%, mostra que as principais vítimas são mulheres jovens de até 20 anos ou crianças e adolescentes. A violência durante o ato médico tem nome: violência sexual mediante fraude. E a recomendação de Nina Marqueti é estar com ouvidos abertos para o que crianças e adolescente têm a dizer.

Os dados coletados na plataforma vão ajudar a produzir uma cartilha para orientar as pessoas sobre os seus direitos e evitar que outros pacientes sofram esse tipo de violência. No site www.ondedoi.org , as pessoas também podem encontrar explicações de médicos sobre procedimentos mais delicados, como o atendimento ginecológico, além de relatos de outras vítimas de violência sexual.

Edição: Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

A Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados, nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo