Justiça do Rio lança Maria da Penha Virtual

Publicado em 19/11/2020 - 17:09 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

Romper o silêncio, denunciar seu agressor. Para muitas mulheres, essa é uma tarefa difícil para desempenhar.  A pandemia provocada pelo coronavírus e o consequente isolamento social trouxeram novas dificuldades para mulheres que vivem a violência dentro de casa. Preocupado com este cenário e com a dificuldade de acesso à Justiça durante a pandemia, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, lançou o sistema Maria da Penha Virtual.

Por meio do sistema virtual, depois de preencher um cadastro, a mulher em situação de violência solicita a medida protetiva contra seu agressor. O pedido será enviado diretamente para um juiz. 

Para a vice-diretora da Faculdade de Direito da UFRJ, professora Kone Cesário, projetos como esse - desenvolvido por alunos da Universidade e disponibilizado pelo Tribunal de Justiça - contribuem para ajudar as vítimas de violência.

Dados do Dossiê Mulher 2020, apresentado pelo Instituto de Segurança Pública do Rio, apontam que em 2019 o crime mais registrado por mulheres foi lesão corporal dolosa, quando há intenção de causar dano ou prejuízo à vítima. Os dados também indicam que foram registrados 128.322 mil casos de violência no estado do Rio de Janeiro em 2019 - 6% a mais do que em 2018 - e que, a cada hora, cinco mulheres sofreram violência no mesmo período.

O lançamento oficial do Maria da Penha Virtual será no próximo dia 26, pela internet. De acordo com o Tribunal, o serviço está disponível apenas para quem mora na capital fluminense.

Um outro canal para denúncia de violência contra a mulher e contra os direitos humanos é o (61) 99656-5008, lançado em outubro pelo governo federal. Além desses canais, denúncias de violência também podem ser enviadas para o Disque 100 e para o 180.

Edição: Ana Pimenta

Últimas notícias
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo