MPF cobra providências sobre projeto de habitação popular no Rio

Projeto Quilombo da Gamboa é discutido há 12 anos

Publicado em 20/11/2020 - 13:19 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

No mês dedicado as discussões e debates sobre a desigualdade racial, o Ministério Público Federal cobra porque um projeto de habitação popular na região conhecida como "Pequena África", no bairro da Gamboa, na zona portuária do Rio de Janeiro, ainda não saiu do papel.

A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão requisitou informações sobre a demora no assentamento de 116 famílias no projeto Quilombo da Gamboa que é discutido há 12 anos e deveria ser erguido por meio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades.

Segundo o MPF foram enviados ofícios à Caixa Econômica Federal, à Superintendência do Patrimônio da União no Rio e à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto, a Cdurp, gestora da região, solicitando informações sobre o andamento no prazo de 10 dias. Dois terrenos foram desapropriados pela prefeitura do Rio para viabilizar o conjunto habitacional, no entanto, as áreas também sofrem hoje com ocupações irregulares.

O Procurador da Julio José Araújo, do MPF do Rio, reforça que o objetivo é garantir o direito das famílias à moradia adequada. O projeto de habitação popular Quilombo da Gamboa surgiu em 2008 no contexto da resistência da comunidade local às obras de adequação do Rio de Janeiro aos megaeventos esportivos.

A região, que recebeu o projeto chamado de Porto Maravilha, passou por inúmeras obras, com a construção de edifícios empresariais, hoteis e empreendimentos turísticos, o que resultou na demolição de casas, desmantelamento de uma ocupação que existia no local, chamada de Quilombo das Guerreiras, e consequente expulsão de centenas de famílias que viviam na região.

Depois de vários protestos e negociações, a ocupação conseguiu o compromisso de construção do projeto de habitação popular Quilombo da Gamboa, por meio do programa Minha Casa Minha Vida Entidades. No entanto, a entidade escolhida como interveniente para organizar o projeto foi a Fundação Bento Rubião, atualmente em processo de extinção.

Em 2019, as famílias votaram pela substituição da entidade por outra, a União por Moradia Popular, a UMP, que seria a nova representante dos beneficiários. No entanto, o requerimento da substituição junto à SPU e à Caixa já foi feito em agosto do ano passado, mas até hoje não houve resposta.

A Superintendência de Patrimônio da União, a Caixa Econômica Federal e a Companhia de Desenvolvimento do Porto, foram procuradas mas não responderam até o fechamento desta reportagem.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Demógrafa aponta fatores de alta da população indígena em 30 anos

A Radioagência Nacional lança  neste abril indígena, celebrando os 20 anos do Acampamento Terra Livre, que ocorre em Brasília até o dia 26, o especial Tempo Circular: intelectuais indígenas, uma série de quatro entrevistas com intelectuais e lideranças indígenas.que a

Baixar arquivo
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo