Após conflito, representantes do governo vão a Assis Brasil hoje

Cidade abriga imigrantes que foram impedidos de seguir para o Peru

Publicado em sexta-feira, 19 Fevereiro, 2021 - 08:30 Por Daniella Longuinho - Brasília

Uma equipe da Secretaria Nacional de Assistência Social e representantes do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos vão visitar o município de Assis Brasil, no Acre, nesta sexta-feira (19).

  A fronteira com o Peru está fechada desde março por causa da pandemia. Após o conflito com as autoridades de fronteira, parte dos imigrantes retornou a Assis Brasil, lotando abrigos municipais, o que levou a prefeitura a utilizar escolas para prestar assistência.

Nessa quinta-feira (18), o Secretário Nacional de Assistência Social, Miguel Ângelo Oliveira, participou de uma reunião com o governo do Acre para tratar da crise com imigrantes em Assis Brasil.

O representante do Ministério da Cidadania afirmou que o governo federal está acompanhando a situação do município e vai colaborar no acolhimento necessário e na garantia dos direitos humanos dos imigrantes, observando a segurança no território e a estrutura da rede socioassistencial local.

O secretário adjunto de Justiça e Segurança Pública do Acre, Maurício Pinheiro, explicou durante a reunião que umas das preocupações é a possibilidade de aumento do fluxo de imigrantes no local, que, segundo ele, pode chegar a dois mil. Ele também afirmou que dois atravessadores, conhecidos como ‘coiotes’, foram presos na última segunda-feira (15) no local.

E para ajudar o Acre a lidar com essa situação, o Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou no Diário Oficial desta quinta-feira uma portaria autorizando o emprego da Força Nacional de Segurança no estado, nas “atividades de bloqueio excepcional e temporário de entrada no país de estrangeiros”. Segundo a portaria, a medida tem duração de 60 dias, e, se necessário, o prazo poderá ser prorrogado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo