Blitz ensina motoristas a identificarem casos de tráfico de pessoas

Publicado em 30/07/2021 - 15:15 Por Maira Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, a Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Secretaria de Justiça do Distrito Federal e o Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, realizou uma blitz educativa na BR-020, rodovia que corta o Distrito Federal.

A principal orientação foi usar o Disque 100 para denunciar quando perceber os sinais de que uma situação é tráfico de pessoas. A blitz buscou também mostrar aos motoristas como identificar essa situação.

A gerente de enfrentamento ao tráfico de pessoa e apoio ao migrante da Sejus, Jozélia Silva, explicou quais são os sinais de que uma situação é um caso de tráfico de pessoas.  Segundo ela, a pessoa geralmente está sem a posse de documentos, estar com ferimentos ou hematomas e não ter informações sobre em qual cidade está no momento.

Apesar de ter um caráter informativo, durante as abordagens houve denúncia de tráfico de pessoas. Segundo Gisele Souza, diretora de atendimento as vítimas de violência da Secretaria, um homem resolveu denunciar uma pessoa da vizinhança.

Mulheres e crianças são as principais vítimas desse tipo de crime. Quem explica é a Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ela informa que as principais finalidades do tráfico de pessoas no mundo é voltado para exploração sexual ou trabalho forçado.

O tráfico de pessoas é o comércio ilegal de seres humanos para fins de exploração sexual, trabalho forçado, adoção ilegal, extração de órgãos, adoção ilegal de crianças, entre outros. Também está entre os três crimes mais lucrativos do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e de drogas.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

MP e polícia do Rio fazem operação contra sonegação fiscal

O alvo da operação são empresas distribuidoras de bebidas sediadas no Rio e no Paraná, seus representantes, e também servidores públicos que trabalharam no Programa Barreira Fiscal e que estariam envolvidos nos crimes.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança programa que visa integrar famílias à vida escolar de alunos

Este ano, segundo o MEC, o programa vai atender 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar a participação das famílias. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

Baixar arquivo
Geral

Primavera começa hoje, às 16h21, no Hemisfério Sul

Segundo o Inmet, com a nova estação, há um indicativo de que, pelo menos, na faixa centro-norte do país as precipitações fiquem de normal a ligeiramente acima da média.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia Mundial sem Carro é celebrado nesta quarta-feira (22)

A data, celebrada ao redor do mundo, tem como objetivo estimular a reflexão a respeito do uso excessivo de automóveis. A ideia é fazer as pessoas experimentarem meios de transporte alternativos e mais sustentáveis para se locomover.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil tem alto consumo de Inteligência Artificial mas falta pesquiisa

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que o Brasil foi o mercado que mais contratou Inteligência Artificial no mundo, Mas para o especialista Christian Perrone o país ainda está iniciando na área de pesquisa e tem pouco desenvolvimento próprio dessa tecnologia. Este é o tema da terceira reportagem da série sobre o assunto.

Baixar arquivo
Geral

A estação das flores, a primavera, chega com promessa de chuva

A primavera começa no hemisfério Sul hoje, 22 de setembro, às 16h21.A meteorologista do Inmet, Morgana Almeida, conta que este é o período das famosas pancadas de chuva.

Baixar arquivo