Blitz ensina motoristas a identificarem casos de tráfico de pessoas

Publicado em 30/07/2021 - 15:15 Por Maira Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Neste Dia Mundial de Combate ao Tráfico de Pessoas, a Polícia Rodoviária Federal, em parceria com a Secretaria de Justiça do Distrito Federal e o Ministério da Mulher, Família e Direitos humanos, realizou uma blitz educativa na BR-020, rodovia que corta o Distrito Federal.

A principal orientação foi usar o Disque 100 para denunciar quando perceber os sinais de que uma situação é tráfico de pessoas. A blitz buscou também mostrar aos motoristas como identificar essa situação.

A gerente de enfrentamento ao tráfico de pessoa e apoio ao migrante da Sejus, Jozélia Silva, explicou quais são os sinais de que uma situação é um caso de tráfico de pessoas.  Segundo ela, a pessoa geralmente está sem a posse de documentos, estar com ferimentos ou hematomas e não ter informações sobre em qual cidade está no momento.

Apesar de ter um caráter informativo, durante as abordagens houve denúncia de tráfico de pessoas. Segundo Gisele Souza, diretora de atendimento as vítimas de violência da Secretaria, um homem resolveu denunciar uma pessoa da vizinhança.

Mulheres e crianças são as principais vítimas desse tipo de crime. Quem explica é a Secretária Nacional de Proteção Global, Mariana Neris, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ela informa que as principais finalidades do tráfico de pessoas no mundo é voltado para exploração sexual ou trabalho forçado.

O tráfico de pessoas é o comércio ilegal de seres humanos para fins de exploração sexual, trabalho forçado, adoção ilegal, extração de órgãos, adoção ilegal de crianças, entre outros. Também está entre os três crimes mais lucrativos do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e de drogas.

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo