Rio: Metrô faz ação de prevenção e combate à violência contra mulher
Os 15 anos da Lei Maria da Penha estão sendo lembrados por meio de uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher, realizada no metrô do Rio. Até o próximo sábado (7) serão feitas rondas dentro dos vagões femininos, para atendimento e orientação às passageiras.
A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres, com apoio da concessionária MetroRio e do Instituto Invepar.
A coordenadora do programa Empoderadas do governo do estado, Erica Paes, orienta as mulheres sobre os canais disponíveis para pedido de ajuda. Ela alerta que o comportamento agressivo do companheiro não melhora com o tempo, mas, pelo contrário, tende a piorar.
Durante as rondas, equipes com profissionais da subsecretaria vão circular em horários específicos pelo sistema metroviário, distribuindo folhetos e orientando. Nas abordagens, as passageiras poderão tirar dúvidas e saber mais sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual.
A ação também vai disponibilizar, próximo às estações do metrô, o Ônibus Lilás. Equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, a estrutura itinerante vai oferecer atendimento multidisciplinar às vítimas de violência.
Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha representa um marco, tornando mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar.
Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.