Rio: Metrô faz ação de prevenção e combate à violência contra mulher

Ação marca 15 anos da Lei Maria da Penha

Publicado em 05/08/2021 - 16:02 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os 15 anos da Lei Maria da Penha estão sendo lembrados por meio de uma ação de prevenção e combate à violência contra a mulher, realizada no metrô do Rio. Até o próximo sábado (7) serão feitas rondas dentro dos vagões femininos, para atendimento e orientação às passageiras.

A iniciativa é coordenada pela Subsecretaria de Estado de Políticas para Mulheres, com apoio da concessionária MetroRio e do Instituto Invepar.

A coordenadora do programa Empoderadas do governo do estado, Erica Paes, orienta as mulheres sobre os canais disponíveis para pedido de ajuda. Ela alerta que o comportamento agressivo do companheiro não melhora com o tempo, mas, pelo contrário, tende a piorar.

Durante as rondas, equipes com profissionais da subsecretaria vão circular em horários específicos pelo sistema metroviário, distribuindo folhetos e orientando. Nas abordagens, as passageiras poderão tirar dúvidas e saber mais sobre como denunciar casos de agressão física, ameaças ou de abuso psicológico, moral, patrimonial, físico ou sexual. 

A ação também vai disponibilizar, próximo às estações do metrô, o Ônibus Lilás. Equipado com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, a estrutura itinerante vai oferecer atendimento multidisciplinar às vítimas de violência.

Sancionada em 7 de agosto de 2006, a Lei Maria da Penha representa um marco, tornando mais rigorosa a punição para agressões contra a mulher quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo