logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Refugiados: AMB e governo trazem famílias de juízas afegãs para o país

Elas foram ameaçadas pelo Talibã e pedirem refúgio no Brasil
Baixar
Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional
25/10/2021 - 10:34
Brasília

Sete famílias de juízas afegãs estão no Brasil, depois de terem sido ameaçadas pelo Talibã e pedirem refúgio para o nosso país.

A iniciativa de trazer essas mulheres para o território nacional foi da AMB (Associação de Magistrados do Brasil) e teve o apoio do governo federal brasileiro. A entidade foi procurada pela Associação Internacional de Mulheres Juízas e ofereceu todo apoio na emissão de documentação e no traslado dessas pessoas.

A juíza Domitila Manssur, diretora da AMB Mulher e uma das coordenadoras da ação humanitária, destacou que agora essas famílias precisam do apoio de toda sociedade para conseguirem se inserir no mercado de trabalho e se adptar à cultura brasileira.

O Brasil tem um histórico de ser um país que acolhe refugiados. A juíza Domitila Manssur espera que essa iniciativa seja a primeira de muitas para apoiar a população do Afeganistão.

Segundo dados divulgados pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), no final de 2020 havia cerca de 57 mil pessoas refugiadas reconhecidas pelo Brasil. Apenas em 2020, foram feitas quase 30 mil solicitações da condição de refugiado - a maior parte deles na faixa de 25 a 39 anos de idade.

x