RJ: observatório vai monitorar violência contra religiões afro

Publicado em 17/12/2021 - 19:12 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro passará a contar com um observatório para monitorar casos de violência praticada ou tentada contra grupos e religiões de matriz africana. A lei, que cria o  "Observatório Mãe Beata de Iemanjá sobre o Racismo Religioso", foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial nesta quinta-feira.

A lei é de autoria da deputada estadual Renata Souza (Psol) com coautoria de outros parlamentares da Assembleia Legislativa fluminense.

De acordo com o texto, o Observatório vai coletar, ordenar e analisar casos de racismo religioso, sob coordenação da Secretaria de Estado responsável pelas políticas para o desenvolvimento social e direitos humanos e prevê a criação de um canal telefônico para o recebimento de denúncias.
 
Para fortalecer as ações do grupo, a lei abre a possibilidade de o observatório atuar em conjunto com o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa, na execução de políticas públicas de prevenção e enfrentamento desses casos.
 
Também caberá ao observatório padronizar e integrar o sistema de armazenamento dos dados sobre violência contra grupos e terreiros de religiões de matriz africana, além de publicar, anualmente, relatório com indicadores e sugestões de medidas que contribuam para a redução dos ataques.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Mais um fugitivo de penitenciária no Piauí é recapturado

De acordo com a Secretaria Estadual de Justiça, o suspeito estava na casa da avó dele, quando foi detido por equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Baixar arquivo
Geral

Polícias fazem operação em comunidade do RJ contra o tráfico de drogas

Policiais Civis e Militares fazem operação contra o tráfico de drogas na comunidade Vila Aliança, em Bangu, Zona Oeste do Rio. Já houve confronto e foram apreendidos um fuzil e uma quantidade ainda não contabilizada de drogas.

Baixar arquivo
Geral

Governo adia por 3 meses portaria sobre trabalho aos feriados

Segundo o ministro Alexandre Padilha, a Mesa Nacional de Negociação tripartite tem 90 dias para chegar a um acordo de como a determinação da Lei vai ocorrer.

Baixar arquivo
Geral

Polícia realiza operação contra lavagem de dinheiro de milícia

A Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro fazem nesta quarta-feira (28) operação para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro de um grupo miliciano, que controla territórios da zona oeste da capital fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Estudo mostra nova forma de transmissão do vírus da Zika e Chikungunya

Um estudo de nove pesquisadores da Universidade Federal de Goiás detectou ovos do mosquito Aedes aegypti já com a presença dos vírus causadores da zika, e da chikungunya. O resultado demonstra a transmissão vertical dos dois vírus, ou seja: que eles são passados de fêmeas adultas para as larvas depositadas por elas.

Baixar arquivo
Esportes

Superliga: Osasco vence o Sesc Flamengo no Maracanãzinho

Em jogo disputadíssimo na Superliga Feminina de vôlei, o time ganhou por 3 sets a 2.

Baixar arquivo