RJ: observatório vai monitorar violência contra religiões afro

Publicado em 17/12/2021 - 19:12 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro passará a contar com um observatório para monitorar casos de violência praticada ou tentada contra grupos e religiões de matriz africana. A lei, que cria o  "Observatório Mãe Beata de Iemanjá sobre o Racismo Religioso", foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada em edição extraordinária do Diário Oficial nesta quinta-feira.

A lei é de autoria da deputada estadual Renata Souza (Psol) com coautoria de outros parlamentares da Assembleia Legislativa fluminense.

De acordo com o texto, o Observatório vai coletar, ordenar e analisar casos de racismo religioso, sob coordenação da Secretaria de Estado responsável pelas políticas para o desenvolvimento social e direitos humanos e prevê a criação de um canal telefônico para o recebimento de denúncias.
 
Para fortalecer as ações do grupo, a lei abre a possibilidade de o observatório atuar em conjunto com o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa, na execução de políticas públicas de prevenção e enfrentamento desses casos.
 
Também caberá ao observatório padronizar e integrar o sistema de armazenamento dos dados sobre violência contra grupos e terreiros de religiões de matriz africana, além de publicar, anualmente, relatório com indicadores e sugestões de medidas que contribuam para a redução dos ataques.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Tupinambás de Olivença reencontram manto sagrado repatriado

O manto estava na Dinamarca desde o século XVII. As lideranças tupinambás, presentes no evento desta segunda (9), avaliam que a chegada do manto é um bom presságio. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasil enfrenta Paraguai nas eliminatórias sul-americanas para Copa

Em relação ao último jogo, vitória sobre o Equador, o time do técnico Dorival Júnior deve sofrer apenas uma alteração. Endrick entra no ataque ao lado de Vinicius Júnior e Rodrygo.

Baixar arquivo
Internacional

No Sudão ataques de grupo paramilitar deixam mais de 30 mortos

No Sudão, ataques do grupo paramilitar "Forças de Apoio Rápido" na cidade de Sennar causaram a morte de ao menos 31 pessoas neste domingo. Outras 100 pessoas ficaram feridas.

Baixar arquivo
Geral

Programas de rádio da EBC chegarão a mais 3,8 milhões de ouvintes

O Ministério das Comunicações autorizou a ampliação do serviço de radiodifusão sonora FM, de frequência modulada, para cinco novas localidades: Guajará-Mirim, em Rondônia; Limeira e Campinas, no estado de São Paulo; a capital mineira Belo Horizonte; e União dos Palmares, em Alagoas.  

Baixar arquivo
Política

Lula autoriza emprego das Forças Armadas nas eleições municipais

Os locais e períodos de emprego das Forças serão definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral, conforme os termos de requisição.

Baixar arquivo
Segurança

Violência policial poderá ser denunciada via ouvidoria do CNMP

As manifestações poderão ser feitas por meio dos canais de atendimento da Ouvidoria Nacional do Ministério Público e suas redes sociais institucionais.

Baixar arquivo