Em 2021, 61 mulheres entregaram seus bebês para adoção no DF

Publicado em 24/02/2022 - 18:21 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio nacional - Brasília

Em 2021, 61 mulheres fizeram a entrega voluntária de bebês para adoção na Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal. O número foi bem maior que o registrado em 2020, quando 48 mulheres procuraram o órgão. Destas, 14 finalizaram o processo.

Há diversos motivos para que a mulher tome essa decisão. Entre eles, uma gravidez indesejada, por ser vítimas de abusos ou pela situação da gestante, que não possui condições financeiras e emocionais. 

O processo de acompanhamento destas mulheres é feito de perto pela Vara da Infância e da Juventude de cada estado. Elas recebem atendimento emocional com psicólogos, assistentes sociais e também uma assessoria jurídica, feita pela Defensoria Pública dos estados e podem desistir a qualquer momento da ideia.

As mulheres que renunciam à maternidade, fazem cientes de que o processo é sigiloso, inclusive no hospital em que o parto é realizado. Para o Supervisor da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal, Walter Gomes, este é um importante passo para que a mulher se sinta amparada e acolhida no processo.

A lei garante o direito ao arrependimento às mães biológicas, após uma audiência feita com juiz, esta mulher tem o prazo de dez dias corridos para manifestar interesse em continuar com o bebê. E recebe acompanhamento familiar por 180 dias, para garantir que a criança receberá os cuidados adequados.

*Com supervisão de Raquel Mariano. 

 

 

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Esportes

Brasil tenta subir na tabela enfrentando o Equador nesta sexta-feira

A Rádio Nacional transmite nesta sexta-feira, a partir das 21h45, Brasil e Equador, direto do estádio Couto Pereira, em Curitiba. Em duelo válido pelas sétima rodada das eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo de 2026.

Baixar arquivo
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo