logo Radioagência Nacional
Direitos Humanos

Evento promove valorização dos povos e comunidades tradicionais

Baixar
Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional
07/02/2022 - 20:04
Brasília

Começa nesta segunda-feira a semana de valorização dos povos e comunidades tradicionais, iniciativa do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Durante o evento foi lançado um edital que prevê a capacitação em empreendedorismo de mil pessoas pertencentes a povos e comunidades tradicionais do estado do Acre.

Também foi apresentado um guia para a atenção integral à saúde do povo cigano e ainda outro documento voltado à saúde das populações do campo, floresta e águas e povos e comunidades tradicionais.

O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, participou do evento e disse que espera um aumento no número de quilombolas cadastrados e assim mapear as políticas públicas para essas populações.

A secretária nacional de politicas para as mulheres, Cristiane Brito, afirmou que entre as prioridades da pasta estão ações para evitar o combate e a prevenção ao escalpelamento, que ocorre quando o cabelo prende ao motor do barco e o couro cabeludo é arrancado bruscamente. As vítimas são mulheres e muitas vezes moradoras de comunidades ribeirinhas.

Também, nesta segunda-feira, foi firmado um acordo de cooperação técnica para realização de ações em prol de povos e comunidades tradicionais, dentro dos projetos da Funarte, com objetivo de fortalecer a população circense.

x