Misoginia na internet precisa ser combatida, diz defensora pública

Publicado em 12/03/2022 - 12:46 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em tempos cada vez mais conectados à internet, a manifestação do livre pensamento tem sido usada por alguns perfis e páginas de redes sociais para propagar ódio contra determinados grupos na internet.

É o caso de postagens que trazem como assunto a desqualificação das mulheres. E o combate à misoginia virtual ganhou força neste mês da mulher.

A Coordenadora do Grupo de Trabalho Mulheres da Defensoria Pública da União, Daniella Brauner, ressalta que a rede social não é um lugar sem lei. Ela cita o Marco Civil da Internet, que desde 2014 regulamenta os direitos e deveres para o uso da internet no país.

Mas a denúncia e a tentativa de derrubar sites que violem os direitos das mulheres na internet nem sempre são bem sucedidas.

Foi o que aconteceu com o advogado Eduardo Moreth, morador de Brasília, que defende voluntariamente mulheres vítimas de violência. Ele conta que entrou com uma ação na justiça contra uma página, mas teve o pedido questionado por ser homem.  

A defensora pública federal Daniela Brauner explica que qualquer pessoa é legitimada para levar ao conhecimento das autoridades a ocorrência de um crime em ambiente virtual e explica quais instâncias legais podem ser acionadas nesses casos.

O direito à liberdade de expressão não se confunde com a permissão para divulgar conteúdos ofensivos contra a mulher, explica Daniela Brauner.  

Desde 2018, a Polícia Federal atua na investigação de crimes virtuais contra as mulheres com o apoio dos órgãos de segurança pública locais. Para levar ações desse tipo à esfera criminal, usuárias podem ainda registrar um boletim de ocorrência.

*Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo