Jacarezinho: familiares dos mortos exigem reconstrução de memorial

Polícia Civil destruiu placa que homenageava as 28 vítimas no local

Publicado em 13/05/2022 - 14:37 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Famílias vão pedir à Justiça a reconstrução do memorial erguido em homenagem aos 28 mortos durante uma operação policial no Jacarezinho, no dia seis de maio de 2021. A operação ficou conhecida como a mais letal da história da comunidade da zona norte da capital fluminense.

Em entrevista ao Revista Rio, da Rádio Nacional, nesta sexta-feira (13), o advogado João Tancredo, que representa 14 famílias das vítimas, disse que a derrubada é ilegal, e que vai pedir a Justiça autorização para a reconstrução do monumento. Para ele, é hora de trocar o luto pela luta.

Já a Polícia Civil afirma que o monumento não tinha autorização da prefeitura e faria apologia ao tráfico de drogas. Além disso, o nome do policial civil André Leonardo de Mello Frias, também morto na operação, foi incluído sem a autorização da família.

A secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco confirma que a prefeitura não tinha conhecimento da construção.

O monumento erguido no dia 6 de maio, quando completou um ano da operação, era uma parede pintada de azul, onde foram fixadas placas com os nomes dos 28 mortos, incluindo o policial civil. Ele foi destruído por agentes da Polícia Civil com auxílio de um blindado da corporação.

A ação foi criticada por entidades da sociedade civil em defesa dos direitos humanos.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo