Jacarezinho: familiares dos mortos exigem reconstrução de memorial

Polícia Civil destruiu placa que homenageava as 28 vítimas no local

Publicado em 13/05/2022 - 14:37 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio nacional - Rio de Janeiro

Famílias vão pedir à Justiça a reconstrução do memorial erguido em homenagem aos 28 mortos durante uma operação policial no Jacarezinho, no dia seis de maio de 2021. A operação ficou conhecida como a mais letal da história da comunidade da zona norte da capital fluminense.

Em entrevista ao Revista Rio, da Rádio Nacional, nesta sexta-feira (13), o advogado João Tancredo, que representa 14 famílias das vítimas, disse que a derrubada é ilegal, e que vai pedir a Justiça autorização para a reconstrução do monumento. Para ele, é hora de trocar o luto pela luta.

Já a Polícia Civil afirma que o monumento não tinha autorização da prefeitura e faria apologia ao tráfico de drogas. Além disso, o nome do policial civil André Leonardo de Mello Frias, também morto na operação, foi incluído sem a autorização da família.

A secretária municipal de Conservação, Anna Laura Valente Secco confirma que a prefeitura não tinha conhecimento da construção.

O monumento erguido no dia 6 de maio, quando completou um ano da operação, era uma parede pintada de azul, onde foram fixadas placas com os nomes dos 28 mortos, incluindo o policial civil. Ele foi destruído por agentes da Polícia Civil com auxílio de um blindado da corporação.

A ação foi criticada por entidades da sociedade civil em defesa dos direitos humanos.

 

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo