Maio Laranja combate o abuso e a exploração sexual contra crianças

Publicado em 03/05/2022 - 22:58 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estamos no Maio Laranja, mês da campanha de conscientização contra o abuso e à exploração sexual infantil no Brasil.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, participou do programa A Voz do Brasil nesta terça-feira e falou das ações do governo para enfrentar esse problema. A ministra ressaltou a criação de um aplicativo lúdico chamado SABE, voltado para que a própria criança denuncie um abuso sofrido.

Cristiane Britto fez um apelo para que as pessoas ao presenciar uma violência acionem imediatamente a polícia ou denunciem a qualquer sinal de abuso infantil. A ministra ainda deu dicas de como perceber se algo pode estar acontecendo com a criança, como pesadelos ou quando a criança fica mais fechada.

90% dos abusos contra crianças acontecem dentro de casa e, em 30%, os abusadores são os pais ou padrastos.

De acordo com último levantamento divulgado pela Unicef, de 2017 a 2020 cerca de 62 mil crianças foram vítimas de estupro no Brasil. A grande maioria das vítimas de violência sexual é menina, quase 80%. Um número muito alto de casos envolve vítimas entre 10 e 14 anos de idade, sendo 13 anos a idade mais frequente.

O Disque 100 funciona de segunda a domingo, 24 horas por dia. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. A denúncia também pode ser feita por aplicativos como telegram e whatsapp do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo