2022 alcança marca inédita de 100 milhões de refugiados no mundo

Invasão da Ucrânia foi uma das causas para elevação do número

Publicado em 20/06/2022 - 08:12 Por Fabiana Sampaio - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado. Em 2022, o tema definido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é “seja quem for, seja quando for, seja onde for: todas as pessoas têm direito a buscar proteção”.

A temática reflete a necessidade da garantia de direitos para quem foi forçado a abandonar seus lares por causa de conflitos e violência.

Durante todo o mês, a agência está realizando eventos para marcar a data no Brasil. Nesta segunda-feira (20), em Brasília, será realizada uma sessão solene do Comitê Nacional para Refugiados (Conare) em celebração ao dia e aos 25 anos da Lei Brasileira de Refúgio.
 
Também será lançado o relatório Refúgio em Números, com dados sobre o perfil da população refugiada no país e uma análise das decisões do Conare em 2021.

Segundo a ACNUR, o número de deslocados por guerras, violência, perseguições e abusos de direitos humanos no mundo alcançou este ano a marca inédita de 100 milhões de pessoas.  

A invasão da Ucrânia pela Rússia e outras emergências humanitárias elevaram este número pela primeira vez à casa dos três dígitos.

Em 2021, de acordo com relatório divulgado, o número já era recorde, de 89 milhões, o dobro do verificado há 10 anos.

A entidade cobra da comunidade internacional mobilização para responder ao que chamou de tragédia humana.

Edição: Nadia Faggiani/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo