Augusto Aras vai ao Amazonas para debater medidas de proteção indígena

Publicado em 20/06/2022 - 11:34 Por Miss Lene Ferreira - Repórter da Rádio Nacional - Tabatinga (AM)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, esteve em Tabatinga (AM) neste domingo (19). Ele se reuniu com membros do Ministério Público Federal lotados no Amazonas, com representantes do Exército, Polícia Federal, Funai, lideranças indígenas e outras instituições para discutir medidas conjuntas de reforço da presença e atuação do Estado brasileiro no combate à criminalidade de enfrentamento em violações aos direitos indígenas, humanos e outros crimes registrados na região.

Sobre o assassinato do indigenista Bruno Araújo e do jornalista Dom Philips, o procurador Augusto Aras disse ter tido ciência das denúncias da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), mas que existe um problema estrutural no tempo das medidas.

Aras falou ainda que o MPF pretende atuar para aumentar a presença na Amazônia e regiões de fronteira. Segundo ele, desde março de 2022 foram nomeados mais 30 procuradores - dez deles com exclusividade para assuntos ambientais e indígenas. Ele disse ainda que a instituição também vai criar atrativos para servidores permanecerem mais tempo em lugares de difícil acesso.

Sobre qual instituição irá ficar responsável pela continuidade da investigação do assassinato de Bruno e Dom, o procurador Augusto Aras disse que estão em estudo técnico de competência, e que há possibilidade de investigação conjunta. 

Edição: Guilherme Strozi

Últimas notícias
Economia

Conta de luz: Julho permanece com bandeira tarifária verde

Isso significa que não haverá cobrança de custo adicional. A informação foi divulgada pela Aneel, Agência Nacional de Energia Elétrica.

Baixar arquivo
Segurança

SP: Policiais são presos acusados de lotear área de proteção ambiental

O esquema mirava terras públicas no município de Cotia, na região metropolitana da capital paulista. A região tem cerca de 900 mil metros quadrados e é conhecida como Parque das Nascentes.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça determina que Tik Tok remova conteúdo impróprio

O Ministério da Justiça determinou que a plataforma online Tik Tok remova conteúdos impróprios para menores de 18 anos no Brasil. O documento determina que a rede social tem 72 horas para cumprir a ordem.

Baixar arquivo
Justiça

ICMS combustíveis: Gilmar Mendes marca audiência de conciliação

O ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes marcou a audiência de conciliação para a próxima terça-feira, às 9h, com representantes dos estados e da União para discutir a tributação do ICMS, imposto que incide sobre combustíveis.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo