Volkswagen e MPT se reúnem para tratar de trabalho escravo em fazenda

Publicado em 14/06/2022 - 22:41 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Representantes da montadora de carros Volkswagen e do Ministério Público do Trabalho estiveram reunidos nesta terça-feira, em Brasília. Foi uma audiência extrajudicial para tratar da denúncia de exploração de trabalho escravo na Fazenda Vale do Rio Cristalino, também conhecida como Fazenda Volkswagen. A propriedade fica no Pará e os casos ocorreram nas décadas de 1970 e 1980.

O procurador do Trabalho Rafael Garcia Rodrigues, que coordena as investigações, relatou que, neste primeiro encontro com a empresa, o Ministério Público do Trabalho apresentou documentos e provas.

O Ministério Público do Trabalho identificou três características de escravidão moderna nas provas colhidas: os trabalhadores estavam impedidos de sair, eram submetidos à vigilância armada e só poderiam se ausentar da fazenda após o pagamento de dívidas que, na prática, eram impagáveis. Esses fatores também caracterizam o que a Organização Internacional do Trabalho chama de trabalho escravo na modalidade servidão por dívida.

A investigação começou em 2019, após o padre Ricardo Rezende Figueira entregar ao Ministério Público do Trabalho registros da prática do crime.

De acordo com o procurador Rafael Garcia Rodrigues, a Volkswagen se comprometeu a enviar documentos e comparecer a uma nova audiência. A próxima reunião do Ministério Público do Trabalho com a Volkswagen está marcada para o dia 29 de setembro.

A reportagem solicitou manifestação da Volkswagen do Brasil, mas, até o fechamento não obteve retorno.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo
Saúde

INCA defende aumento de impostos sobre bebidas alcoólicas

O INCA, Instituto Nacional de Câncer, divulgou posicionamento defendendo o aumento de impostos sobre as bebidas alcoólicas, como medida para reduzir o surgimento de novos casos de câncer no país.

Baixar arquivo
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo