Espaço aéreo sobre Terra Yanomami será novamente fechado em 6 de abril

Ideia é forçar a saída de garimpeiros que ainda estão na região

Publicado em 23/02/2023 - 13:09 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 23/02/2023 - 15:26

O espaço aéreo sobre a Terra Indígena Yanomami será novamente fechado no dia 6 de abril. A antecipação da data, inicialmente prevista só para maio, foi acertada após reunião dos ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro. A ideia é forçar a saída de garimpeiros que ainda insistem em ficar na região.

Além disso, a partir da próxima semana, a Polícia Federal vai intensificar as operações de retirada desses invasores.

O ministro Flávio Dino disse que desde a primeira fase da operação, ainda em janeiro, diversos garimpeiros foram identificados e que houve uma redução drástica do número deles. Antes, eram milhares e agora são centenas que ainda resistem principalmente em três áreas específicas.

A ideia então é fechar esse corredor aéreo no dia 6 de abril para concluir o processo de desintrusão dos invasores. Inclusive, o ministro José Múcio Monteiro esclareceu que, se antes os voos ilegais chegavam a trinta num único dia. Hoje não passam de um ou dois por dia.

Após o bloqueio, somente aviões militares ou de órgãos federais terão autorização para sobrevoar a região principalmente para o trabalho de ajuda humanitária. Após o processo de retirada dessas pessoas, o governo pretende fazer um censo para saber os dados das pessoas que moram na região.

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo
Justiça

Plenário do CNJ julga hoje condutas de Sérgio Moro e Gabriela Hardt 

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça julga, nesta terça-feira, as condutas na Operação Lava-Jato do ex-juiz federal e senador Sérgio Moro; e da juíza federal Gabriela Hardt. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF prende homem que compartilhava cenas de abuso sexual infantil

A ação faz parte de operação da Polícia Federal para combater pornografia infantil. O suspeito foi detido no momento em que saia do trabalho, em um Centro de Eventos de um shopping na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

TSE retoma julgamento que pode cassar mandato do senador Jorge Seif

No último dia 4 de abril, o julgamento foi suspenso pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, sob o argumento de que o relator, o ministro Floriano de Azevedo, não teria tempo de apresentar o seu voto.  

Baixar arquivo
Educação

Escolas de maioria branca têm melhor infraestrutura, aponta pesquisa

A análise foi feita pelo Observatório da Branquitude, que ressalta a vantagem de alunos brancos e a persistência da desigualdade racial no país. Um exemplo é a rede de esgoto, presente em 72% das escolas com predominância de brancos e em apenas 43% das escolas com maioria de alunos negros.  

Baixar arquivo