Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina na educação

Série especial narra conquistas e direitos em diferentes áreas

Publicado em 06/03/2023 - 10:47 Por Beatriz Evaristo - Repórter Rádio Nacional - Brasília

Estudar, trabalhar e administrar o próprio dinheiro. Ser livre para praticar qualquer esporte. E contar com equipamentos públicos especializados de proteção social. Esses são alguns direitos que foram conquistados pelas mulheres ao longo do tempo, desafiando as limitações impostas por leis e costumes. No Brasil, até 1827, as mulheres não podiam estudar sem permissão dos maridos. O acesso à faculdade só foi liberado em 1879. 

De acordo com a pesquisadora e coordenadora executiva adjunta da ONG Ação Educativa, Ednéia Gonçalves, historicamente, o sistema educacional brasileiro foi construído para a manutenção de privilégios, principalmente dos homens, deixando as mulheres de fora da produção de conhecimento por muito tempo e, apesar dos avanços, Edneia Gonçalves lembra que ainda há grandes desafios.

“A gente ainda vê como um espaço de conquistas, principalmente, para as mulheres pretas, principalmente, para as mulheres indígenas. As mulheres não-brancas tem ainda desafios maiores. Essa interseccionalidade é construída a partir desse lugar, do homem liberando, do homem concedendo, a possibilidade das mulheres exercerem o que sempre lhes foi negado; mas que é o nosso direito de disseminar a nossa visão de mundo, disseminar a nossa possibilidade de construir ciência e inovação a partir do que a gente, com certeza, com muita competência, tem assimilado e tem construído ao longo dos anos.”

Para a coordenadora executiva da Ação Educativa, Ednéia Gonçalves, questões que pareciam estar superadas ainda persistem como o trabalho doméstico, que impede as meninas de avançarem nos estudos. Além disso, conciliar maternidade com formação acadêmica também exige ações de acolhimento nas instituições de ensino e perpassa pela educação dos homens como destaca a educadora.

“Você está trabalhando, você está construindo carreiras, construindo possibilidades de socialização, mas você é uma mãe, você é uma lactante, então você tem o direito de ser acolhida pela cidade nas diferentes dimensões do que é o maternar. E aí entra uma outra questão que é a parentalidade também. Qual é o lugar dos homens nessa discussão e que tipo de formação nós temos dado a esse rapaz, a esse pai, pra que ele possa tratar essas questões como dele?”.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2019, sobre o principal motivo de terem abandonado ou nunca frequentado a escola, 23,8% das mulheres citaram a gravidez e 11,5% apontaram precisar cuidar de pessoas ou de afazeres domésticos. E, mesmo diante dessas dificuldades, dados do IBGE mostram que as mulheres representam hoje a maioria no ensino superior no Brasil, mas ainda são minoria em cursos de exatas.

 

Esta é a primeira reportagem da série especial da Radioagência Nacional que conta as conquistas femininas por direitos no Brasil em diferentes áreas da vida, como trabalho, educação e proteção social. As reportagens serão publicadas de 06 a 10 de março de 2023, semana do Dia Internacional da Mulher. Confira todos os episódios:

  1. Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina na educação
  2. Dia Internacional das Mulheres: a evolução feminina no trabalho
  3. Dia Internacional das Mulheres: em busca da independência financeira
  4. Dia Internacional das Mulheres: o espaço das atletas no esporte
  5. Dia Internacional das Mulheres: o enfrentamento à violência de gênero

Edição: Sheily Noleto / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Geral

Ministério Público pede suspensão de tirolesa no Pão de Açúcar

A instalação da tirolesa no complexo turístico do Pão de Açúcar e da Urca, cartão postal no Rio de Janeiro, enfrenta mais uma batalha judicial.

Baixar arquivo
Educação

Instituições públicas e privadas já podem fazer adesão ao Enare

Já está aberto o prazo para que instituições públicas e privadas sem fins lucrativos façam a adesão ao Exame Nacional de Residência para 2024. O Enare é o exame que oferece vagas de residência médica, multi e uniprofissional para formados ou aqueles cursando o último semestre. Para este ano, a Fundação Getúlio Vargas será a responsável pela prova.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: jovem começou a escrever aos 9 anos

Aos 13 anos Paulo Resende Junior já é escritor. Ele lançou o livro “Mistérios com o Paulo: aventura mitológica”, quando ainda tinha nove anos.

Baixar arquivo
Economia

G20 busca acordo sobre taxação de super-ricos até novembro

O Grupo que reúne as maiores economias do planeta, a União Europeia e a União Africana pode chegar a um acordo sobre a taxação de super-ricos até novembro.  A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em Washington, onde participa da reunião de Primavera d

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ação conjunta promove acesso a benefícios sociais no Rio de Janeiro

Uma parceria do Governo Federal com a com organização não governamental Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro, propõe acelerar o processo de busca ativa de famílias que têm direito aos programas sociais, mas não recebem os benefícios por falta de conhecimento ou informação.

Baixar arquivo
Esportes

Resultados da segunda rodada do Brasileirão

E vamos falar do Campeonato Brasileiro de futebol, complemento da segunda rodada. Tivemos nesta quarta-feira o Grêmio vencendo o Atlético Paranaense por 2 a 0 em Porto Alegre, em Bragança Paulista. O Bragantino bateu Vasco da Gama por 2 a 1.

Baixar arquivo