Recife sanciona Protocolo Violeta, de segurança para mulheres

Publicado em 18/05/2023 - 13:50 Por Madson Euler - Repórter da Rádio Nacional - São Luís

Recife ganha o Protocolo Violeta. A nova lei, já sancionada pela prefeitura da capital de Pernambuco, oferece mais segurança para as mulheres nos espaços de lazer noturnos.  

A ideia é tornar o lazer para mulheres que circulam pela noite do Recife mais seguro. Para isso, os estabelecimentos comerciais de lazer noturno da capital pernambucana vão funcionar como um espaço de proteção e acolhimento para mulheres que frequentam esses espaços. 

Cida Pedrosa, que é vereadora de Recife e foi uma das autoras da proposta, explicou como o protocolo vai funcionar na prática  

De acordo com o Protocolo, o armazenamento dessas imagens das câmeras de segurança deverá ser de no mínimo 180 dias após a ocorrência do caso. Já os cartazes devem informar os canais para pedir ajuda e denunciar a violência contra as mulheres.  

Em relação ao acolhimento das vítimas nos restaurantes, bares e boates, por exemplo, os estabelecimentos terão que garantir o distanciamento entre a vítima e o agressor. 

O Protocolo Violeta, de Recife, foi baseado no Protocolo No Callen, da cidade de Barcelona, na Espanha, que possibilitou a prisão do jogador brasileiro Daniel Alves por acusação de estupro.  

Edição: Sâmia Mende/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo