Comunidades quilombolas do Nordeste recebem certidão de autodefinição

Certificação vai permitir a busca por mais serviços públicos

Publicado em 20/11/2023 - 21:08 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - União dos Palmares (AL)

Três comunidades - duas de Pernambuco e uma de Alagoas - receberam a certidão de autodefinição quilombola nesta segunda-feira (20). O documento é o primeiro passo para o processo de titulação da terra.

As entregas foram feitas na Serra da Barriga, local onde ficava o Quilombo dos Palmares.

A comunidade alagoana beneficiada foi a Associação de Remanescentes do Sítio Balde. A Maria de Lourdes Lopes, mora no quilombo e diz que a certificação vai permitir a busca por mais serviços.

Segundo o presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, com essas certidões eles não podem mais perder as terras. No entanto, é preciso agilizar o processo de titulação.  Para isso, o governo vai ter que reforçar os órgãos envolvidos, como o Incra.

São 103 certidões entregues desde janeiro até esta segunda-feira,  Dia Nacional da Consciência Negra. Nesse período,  foram beneficiadas 127 comunidades e 21 mil pessoas em todo o país, segundo a Fundação Palmares.

Edição: Sâmia Mendes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Meio Ambiente

ONU: eventos climáticos extremos são resultado do aquecimento global

Especial mostra como a elevação da temperatura do planeta já provoca o derretimento de geleiras e o aumento do nível do mar. Só pra se ter uma ideia, entre 1971 e 2010, o nível do mar no mundo subia em média 2 mm por ano. Mas entre 1993 e 2016, esse ritmo foi quase 75% maior, chegando a 3,4 mm por ano.

Baixar arquivo
Geral

Municípios do Rio vão processar concessionária de energia Enel

Prefeitos de pelo menos 22 municípios atendidos pela Enel no estado do Rio de Janeiro assinaram o documento, que  será entregue à Justiça Federal. A Enel e o Ministério de Minas e Energia foram procurados, mas não deram retorno.

Baixar arquivo
Segurança

GSI completa 85 anos e reforça equipamentos de segurança

Responsável pela integridade do presidente da República, do vice e também dos palácios e residências oficiais, o órgão apresentou alguns dos novos equipamentos de segurança, como câmeras de segurança e projeto para vidros blindados.

Baixar arquivo
Internacional

Catar anuncia extensão de 2 dias no cessar-fogo entre Israel e Hamas

O prazo de 4 dias do cessar-fogo acabaria nesta segunda-feira (27). A fronteira entre Israel e Gaza amanheceu mais uma vez sem os contínuos bombardeios que vinham ocorrendo desde 7 de outubro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Amazonas muda ambiente com surgimento de bancos de areia

Com a estiagem, bancos de areia dificultaram o transporte fluvial do estado, deixando os 62 municípios em situação de emergência. Retorno do nível do rio Negro traz a esperança do fim da seca .

Baixar arquivo
Geral

Caixa notifica quem teve parcelas zeradas do Minha Casa Minha Vida

Tem direito à isenção do pagamento das prestações famílias de baixa renda ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada. Quem perdeu seu único imóvel em razão de calamidade pública também pode ficar livre das prestações.

Baixar arquivo