Dossiê mostra vulnerabilidade da população LGBTI+ nas favelas do Rio

Publicado em 26/01/2024 - 20:15 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro
Atualizado em 27/01/2024 - 10:18

A vulnerabilidade da população LGBTI+ residente em favelas no Rio de Janeiro ganha ainda mais amplitude nesses territórios, já marcados por violações, omissões, falta de acesso a direitos básicos. 

É o que mostra um dossiê elaborado pelo Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil. O dossiê contou com uma pesquisa qualitativa e quantitativa envolvendo moradores de mais de 100 favelas fluminenses.

Na área da violência, o levantamento apontou que 48% dos entrevistados da população LGBTI tiveram suas casas invadidas durante operações policiais, 70% foram impedidos em alguma ocasião de acessar suas residências. Cerca de 58% foram abordados pela polícia.  

Em educação, a pesquisa mostra uma taxa de evasão escolar de 33% para essa população durante o ensino fundamental em relação ao ensino médio. Indicando maior abandono de crianças/pré-adolescentes do que de adolescentes LGBTI dos processos educacionais.

No ensino superior, a taxa de evasão ainda é mais alta: somente 11,7% dos entrevistados ingressaram em alguma instituição de ensino superior, mas quase 70% deles não concluíram a graduação.

Os travestigêneres (pessoas trans e travestis e não binários) têm maior dificuldade de acesso à educação na comparação com pessoas cisgêneros. 25% dos travestigêneres não ingressaram no ensino médio contra 8% dos cis. Somente 30% das pessoas travestigêneres concluíram essa etapa, frente a 54% das cis.

Agatha Christie dos Anjos de Oliveira, uma das pesquisadoras do Dossiê,  afirma que a omissão do poder público nesses locais impede o acesso dessas pessoas a direitos básicos.

Também há abismos nos dados relativos ao acesso à saúde, moradia e empregabilidade. Agatha Christie avalia que pesquisas como essa são importantes para conhecer realidade e orientar as políticas necessárias para essa população.

O dossiê reforça uma série de recomendações já sugeridas às esferas municipal, estadual e federal no ano passado, no contexto de outros relatórios já divulgados sobre a população LGBTI+.

O levantamento contou com 1.705 entrevistas realizadas entre janeiro de 2022 e outubro de 2023

Edição: Roberto Piza / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Geral

Parque em homenagem a Rita Lee é criado no Rio de Janeiro

 Um ano depois da morte da cantora e compositora Rita Lee, a rainha do rock foi homenageada no Rio de Janeiro,  em um novo espaço de lazer na zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

Sul de Santa Catarina entra em estado de alerta por causa de chuvas

A região sul de Santa Catarina entrou em estado de alerta nesta segunda-feira por causa de chuvas intensas registradas no fim de semana. Nesta manhã, já foram registradas fortes rajadas de vento. Houve também suspensão de aulas em alguns municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição mostra olhar de Sebastião Salgado sobre Revolução dos Cravos

Os registros da Revolução dos Cravos em Portugal são embalados pela canção "Grândola, Vila Morena", de José Afonso. A música tocou na rádio e serviu de sinal para o início da ação que deu fim ao regime salazarista, cinquenta anos atrás.

Baixar arquivo
Geral

Carmén Lúcia assume relatoria do inquérito sobre fake news no RS

A investigação foi instaurada a partir da solicitação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Baixar arquivo
Saúde

RS vai receber mais 105 mil doses de vacinas nesta segunda

No último dia 5 de maio, por meio do Programa Nacional de Imunizações, foram enviadas para o Rio Grande do Sul 200 mil doses das vacinas contra tétano, difteria, hepatites A e B, coqueluche, meningite, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, raiva e picadas de animais.

Baixar arquivo
Saúde

Em 24 horas, Força Nacional do SUS aumenta 95% no RS

Entre sexta-feira e sábado, foram 222 atendimentos. Já entre sábado e este domingo, o número subiu para 434. Os principais registros são de hipertensão, diabetes, pequenos traumas, suspeitas de infarto e partos.

Baixar arquivo