CNDH coletará informações sobre grupos neonazistas no Rio

Publicado em 25/06/2024 - 11:50 Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma delegação do Conselho Nacional de Direitos Humanos vai ouvir vítimas, autoridades e especialistas sobre o neonazismo no Brasil. Os representantes desembarcaram no Rio de Janeiro nessa segunda-feira e o cronograma da visita se estende até sexta-feira. A questão do neonazismo já havia motivado uma outra viagem em abril deste ano à Santa Catarina, e outros estados também devem ser visitados.

No Rio de Janeiro, estão previstas agendas com autoridades policiais e judiciais para levantamento de dados e informações, na capital fluminense e em Niterói, na região metropolitana do Rio. Entre as atividades estão audiências públicas e um painel acadêmico em conjunto com a Universidade Federal Fluminense, que acontece nesta terça-feira.

Há alguns meses, o Conselho Nacional de Direitos Humanos desenvolve um trabalho para apurar o crescimento de células neonazistas no país. Foi criada uma relatoria especial sobre o tema, cuja coordenação é do conselheiro Carlos Nicodemos, que participa das atividades no Rio de Janeiro.

As preocupações do Conselho Nacional de Direitos Humanos com o crescimento de grupos neonazistas no Brasil, ao longo dos últimos anos, já foram inclusive levadas ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas. Um relatório preliminar, entregue em abril, classificou o cenário atual como "alarmante".

Segundo estudos da antropóloga Adriana Dias, falecida no ano passado, as células de grupos neonazistas cresceram 270% no Brasil, no período de janeiro de 2019 a maio de 2021, se espalhando por todas as regiões do país. No início de 2022, havia mais de 530 núcleos extremistas no Brasil. Os participantes compartilham o ódio contra feministas, judeus, negros e população LGBTQIAP+.

Edição: Nadia Faggiani/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Economia

Caged: Brasil cria 131 mil novos empregos; RS perdeu 22 mil postos

O ministro do trabalho, Luís Marinho, avalia que a atividade no Rio Grande do Sul deva ser retomada com o início das obras de reconstrução do estado. 

Baixar arquivo
Esportes

Bolsa Atleta terá reajuste de 12%; programa atende 8,7 mil pessoas

Segundo o ministro do Esporte, André Fufuca, reajuste deve ser em julho ou agosto. O ministro afirmou ainda que, 19 dos 21 pódios da Olimpíada do Japão, foram de beneficiários do programa. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Plataforma vai monitorar qualidade do ar em tempo real

Painel Vigiar vai orientar as políticas públicas para reduzir a poluição atmosférica no país, conforme a Política Nacional de Qualidade do Ar. A expectativa é que, até 2044, o Brasil atinja o padrão determinado pela Organização Mundial da Saúde.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonato Brasileiro: em crise, Fluminense joga contra o Vitória

Tricolor carioca vai buscar a reação no Brasileirão jogando em casa. O jogo começa às 19h, no Maracanã. 

Baixar arquivo
Saúde

Queimaduras em crianças causam 20 hospitalizações por dia no SUS

Nos últimos dois anos foram registradas 14 mil hospitalizações de crianças e adolescentes por acidentes com queimaduras. Nesta época do ano, o cuidado tem que ser redobrado. “Criança tem que estar longe de fogueira", alerta Luci Pfeiffer, da Sociedade Brasileira de Pediatria. 

Baixar arquivo
Economia

No Conselhão, Lula sanciona projeto Mover que traz "taxa da blusinha"

Mesmo contrário à cobrança de taxas em compras internacionais de menos de cinquenta dólares, o Presidente Lula sancionou, nesta quinta-feira, a lei que passa a cobrar 20% de imposto, nas pequenas compras de outros países.  
 

Baixar arquivo