Comunidade Aldeia Maracanã recebe nova ordem de despejo

Publicado em 19/06/2024 - 14:55 Por Solimar Luz - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Símbolo de resistência dos povos originários, a comunidade Aldeia Maracanã, localizada no bairro de mesmo nome, na zona norte, recebeu uma nova ordem de despejo. A decisão é referente a um processo do governo do estado do Rio de Janeiro.

O advogado Arão da Providência Araújo Filho, que representa os moradores da Aldeia, considera que a ação viola valores constitucionais. Segundo ele, atualmente, a aldeia luta pela preservação de sua identidade, cultura e território no contexto urbano.

Arão da Providência aponta os próximos passos que serão adotados pela defesa, na tentativa de rever a decisão judicial. 

O prédio onde fica a Aldeia Maracanã foi sede do Serviço de Proteção Indígena e do Museu do Índio até os anos 1970. Desde 2006, o imóvel foi ocupado pelos indígenas, após décadas de abandono.

Além do tombamento do prédio histórico e da permanência no local, seus habitantes pedem o reconhecimento da Universidade Indígena Pluriétnica na comunidade.

Em 2013, a aldeia, nas proximidades do Estádio do Maracanã enfrentou uma violenta reintegração de posse.

O governo do estado afirma que o espaço é ocupado irregularmente e que aguarda o prazo determinado pela Justiça para tomar as providências cabíveis para a reintegração do imóvel.

Edição: Sâmia Mendes / Liliane Farias

Últimas notícias
Geral

Passageiros indisciplinados podem perder o direito de voar por um ano

A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, vai abrir consulta pública para ouvir a sociedade sobre regras mais rigorosas para a indisciplina a bordo. A intenção é garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros e tripulantes.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: No Quênia, cinco morrem, ao tentar invadir parlamento

Além dos cinco mortos confirmados, há dezenas de feridos. Os manifestantes se opunham a um projeto que aumenta impostos e acabou aprovado.

Baixar arquivo
Geral

STF descriminaliza porte de maconha para uso pessoal

Com a medida, o porte de maconha passa a ser conduta tipificada como ilícito administrativo e não penal, deixando, portanto, de ter consequências como, por exemplo, ficha de antecedentes criminais.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: após empate com Costa Rica, Brasil precisa vencer Paraguai

A vitória é fundamental para a classificação brasileira para a segunda fase da Copa América. 

Baixar arquivo
Economia

Economia mais aquecida interrompe ciclo de queda de juros, explica BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou que a ata da última reunião fala apenas em pausa no ciclo de cortes. Para o economista e professor da UnB, Cesar Bergo, ajustes da política monetária já estão sendo feitos.

Baixar arquivo
Economia

Governo arrecada R$ 203 bilhões em maio, valor recorde para o período

De janeiro a maio deste ano, a arrecadação federal chegou a R$ 1,89 trilhão, impulsionada, entre outros fatores, pela volta da cobrança do PIS/Cofins sobre os combustíveis.

Baixar arquivo