AGU defende invalidar a lei que restringe a saída temporária de presos

Publicado em 23/08/2024 - 11:48 Por Priscilla Mazenotti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Advocacia Geral da União (AGU) encaminhou uma manifestação ao Supremo Tribunal Federal (STF) defendendo a inconstitucionalidade da lei que restringiu a saída temporária de presos. São as saidinhas que eram previstas em datas como Dia das Mães e Natal, e que acabaram depois da aprovação de lei pelo Congresso Nacional em abril.

Na época, o presidente Lula chegou a vetar trechos dessa lei. Argumentou que restringir a visita dos presos à família atenta contra o princípio da dignidade humana. Veto que foi, depois, derrubado pelo Congresso. Ou seja, a proibição de visitas à família ou para praticar atividades que permitam o convívio social acabou mantida. Previsão de saída somente para estudar.

A questão foi parar no Supremo a partir de uma ação da Associação Nacional da Advocacia Criminal. O relator, ministro Edson Fachin, pediu a manifestação da AGU,  que defendeu que a reintegração social do condenado é justamente um dos objetivos do cumprimento da pena. E que a família é instrumento importante nessa ressocialização. 

A AGU apresentou dados do Conselho Nacional de Justiça mostrando que, dos presos que saem, menos de 5% não retornam. Com isso, as ocorrências criminais durante a saidinha não sofrem alteração significativa.

Sobre um outro ponto polêmico da lei, que prevê um exame criminológico para a progressão da pena, a AGU não vê nenhuma afronta ao princípio constitucional.
 

Edição: Leila dos Santos / Rilton Pimentel

Últimas notícias
Política

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil pode vir antes de 2027

A isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais pode vir num “futuro próximo”, antes do fim do mandato do presidente Lula, que já recebeu da equipe econômica os cenários possíveis para isso. Só falta bater o martelo. A informação é do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Baixar arquivo
Esportes

Isaquias Queiroz vence Campeonato Brasileiro de Canoagem em MG

Ele disputou a prova de C-1 1000 metros e venceu. Para chegar à final, passou por uma eliminatória, ficando também em primeiro lugar.

Baixar arquivo
Geral

Câmara dos Deputados aprova projeto sobre combustíveis sustentáveis

A proposta cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.  O texto também aumenta a mistura de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel de origem fóssil.

Baixar arquivo
Cultura

Festival das Baleias acontece em Salvador de 13 a 15 de setembro

O evento acontece em diversos pontos de Salvador, incluindo o Farol da Barra, Doca 1 e o Pelourinho. As atividades são gratuitas e abertas ao público, com alguns eventos específicos, como o avistamento de baleias, exigindo inscrição prévia.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MG declara situação de escassez hídrica em duas regiões do estado

O estado declarou situação de escassez hídrica na bacia do Rio das Velhas e do Rio da Prata. A situação é considerada crítica em outras regiões do estado.

Baixar arquivo
Economia

Câmara dos Deputados aprova proposta da reoneração da folha

Pelo texto-base aprovado, a reoneração será gradual, aumentando 5% por ano a partir de 2025, chegando a 20% em 2028, que é o percentual integral.

Baixar arquivo