Famílias de 21 territórios quilombolas recebem titulação da sua terra

A entrega dos títulos foi formalizada na Cidade de Alcântara - MA

Publicado em 19/09/2024 - 17:14 Por Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Famílias tradicionais de 21 territórios quilombolas receberam, nesta quinta-feira, a titulação de áreas em nove estados do país, principalmente no Nordeste.

A entrega dos títulos foi formalizada pelo Presidente Lula, durante evento na cidade de Alcântara, área metropolitana de São Luís do Maranhão. Somente na região, foram entregues os títulos de mais de 120 mil hectares, para 4,5 mil famílias quilombolas. Durante a cerimônia, o presidente Lula disse que esse é o primeiro passo para as populações reivindicarem outros diretos.

Essa localidade é palco de uma demanda histórica, já que 85 % da população de Alcântara se autodeclara quilombola. Próximo da área fica a Base de Lançamento do Programa Espacial Brasileiro.

Também no evento, a dirigente da coordenação de articulação das comunidades Negras Rurais Quilombolas, Maria Socorro Nascimento, destacou a importância da titulação para os povos tradicionais.

A ministra da Igualdade Racial comemorou a pose da terra pelos quilombolas e mencionou que essa é uma reivindicação que já dura quarenta anos.

No evento também foi assinado o Termo de Conciliação, Compromissos e Reconhecimentos Recíprocos, relativo ao Acordo de Alcântara: uma forma de balancear os direitos da população quilombola da cidade e os interesses do Programa Espacial Brasileiro: isso porque há mais de QUINZE anos, o INCRA declarou mais de 78 mil hectares da região como território tradicionalmente ocupado pelos quilombolas de Alcântara. Mas depois disso, o Ministério da Defesa manifestou interesse em 12 mil hectares da área, para o Programa Espacial Brasileiro. O local fica ao norte do Centro de Lançamento de Alcântara, administrado pela da Força Aérea Brasileira.

Edição: Roberta Lopes / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

TSE proíbe PRF de bloquear rodovias durante as eleições

Nova regra foi criada para não criar obstáculo e permitir a livre circulação de eleitores nos dias de votação das eleições. 

Baixar arquivo
Saúde

Baixa umidade do ar e seca podem provocar sangramento nasal

O sangramento nasal, conhecido como epistaxe, ocorre principalmente por causa do ressecamento das vias nasais e afeta especialmente pessoas com doenças respiratórias como rinite alérgica. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Animais no litoral do ES estão contaminados com metais pesados

Os dados são do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática da porção capixaba do Rio Doce e região marinha e costeira adjacente. O trabalho foi executado pela Fundação Espírito-santense de Tecnologia; e pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Baixar arquivo
Saúde

Internações hospitalares por doenças respiratórias aumentam 28%

O estudo mostra que mudanças bruscas de temperatura, tempo seco e poluição têm elevado o número de casos, o que fez as doenças respiratórias sobrecarregarem as unidades de saúde.

Baixar arquivo
Esportes

Flamengo recebe o Penharol no Maracanã pela Libertadores

Vamos começar com a série B do Campeonato Brasileiro. O Sport empatou com o Goiás em 1 a 1 na Arena Pernambuco, em Goiânia. O Vila Nova passou pela Chapecoense 3 a 2 jogando em Manaus. O Amazonas bateu o Operário 2 a 1, em Belo Horizonte.

Baixar arquivo
Economia

Senacon apura se celulares novos têm apps de aposta pré-instalados

A Secretaria Nacional do Consumidor deu 10 dias para oito fabricantes de celulares esclarecerem a possível pré-instalação de aplicativos de apostas em aparelhos novos.

Baixar arquivo