Imposto de cerveja e refrigerante fica mais caro

Publicado em 01/05/2015 - 18:23 Por Danyele Soares - Brasília

A partir deste mês, o imposto sobre bebidas frias – cerveja, refrigerante, energético e isotônico – fica, em média, 10% mais caro. De acordo com a Receita Federal, o repasse para o preço final, que é pago pelo consumidor, depende de cada fabricante.

 

A mudança foi publicada em janeiro, mas precisava ser regulamentada para começar a valer. A regulamentação foi publicada ontem no Diário Oficial da União. Com a nova regra, o governo espera arrecadar cerca de 860 milhões de reais em 2015 e o valor será ainda maior nos próximos anos, chegando a 3 bilhões e 200 milhões de reais em 2018.

 

Segundo a Receita, as alíquotas não eram atualizadas há dois anos. Antes, os tributos sobre essas bebidas eram calculados com base em um sistema que cruzava uma tabela fixa de preços, o volume e a embalagem. Agora, as alíquotas são fixas e incidem sobre o preço do produto.

Últimas notícias
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

Morro da Capelinha terá 150 mil fiéis para acompanhar via-sacra no DF

A programação começa nesta quinta-feira com a encenação da Última Ceia . Na sexta, a Paixão de Cristo começa às 14h. 

Baixar arquivo
Economia

Turismo no carnaval gera mais de R$ 2,3 bilhões para o Rio de Janeiro

O valor considera despesas com hospedagem, restaurantes, entretenimento e compra de produtos. Entre os entrevistados, 92% estavam na cidade, entre os dias cinco e 19 de fevereiro, por lazer, férias e atraídos pela folia.

Baixar arquivo