Ministros anunciam corte de 4 mil cargos de confiança

Publicado em 13/05/2016 - 15:40 Por Danyele Soares - Brasília (DF)

* Matéria atualizada às 15h50 para inserção de sonoras.

 

Após reunião com o presidente interino, Michel Temer, os novos ministros anunciaram que o governo quer cortar 4 mil cargos comissionados até o fim do ano. A ação é uma das medidas de corte de gastos para tentar reverter a situação econômica do país e retomar o crescimento e os investimentos.

 

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a intenção é melhorar eficiência do Estado. Ele destacou que a arrecadação está menor que a prevista no orçamento deste ano e que o déficit nas contas públicas deve ficar em torno de cem bilhões de reais.

 

Padilha afirmou que o governo Temer, que é temporário, vai trabalhar para ser definitivo e garantiu que terá apoio no Congresso Nacional para aprovar medidas econômicas. Padilha ainda destacou o atual cenário:

 

O ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Romero Jucá, defendeu que Temer traz um novo modelo econômico, menos ideológico, intervencionista e centralizador. Jucá explicou que uma das prioridades é fazer a reforma da Previdência Social para garantir a sustentabilidade do sistema previdenciário. Sobre os programas sociais, Jucá assegurou:

 

Questionados sobre a falta de mulheres nos ministérios, o ministro Padilha argumentou:

 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também disse que as fotografias da presidenta afastada Dilma Rousseff que estão em órgãos públicos espalhados pelos país não serão retiradas. A determinação é do presidente interino, Michel Temer, que, segundo Padilha, entende que se trata de um governo provisório.

Últimas notícias
Justiça

Justiça determina que SP crie plano de combate à tortura nos presídios

Com o maior contigente de pessoas presas no país, o estado de São Paulo tem o prazo de 120 dias para cumprir a ordem da Justiça, caso contrário pagará multa de R$ 100 mil. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet prevê frio e chuvas volumosas no RS a partir desta sexta-feira

As águas do Lago Guaíba começam a ceder mesmo com as chuvas que caíram na última quarta-feira (8). 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Museu vai homenagear vítimas da ditadura no Rio de Janeiro

Local que abrigou centro de tortura do Exército é transformado em museu de memória e defesa dos Direitos Humanos. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quando a farinha é pouca: petróleo, renda e o bolo solado da ditadura

“Meu pirão primeiro” é o sexto episódio do podcast Perdas e Danos, uma produção original da Radioagência Nacional. Em discussão, as propostas de João Goulart para a economia, como a encampação das refinarias de petróleo, a reforma fiscal e a valorização do salário mínimo. Nesse contexto de farinha pouca, o que foi vendido como um "milagre econômico", se mostrou como um momento de aprofundamento das desigualdades do país - o tal do meu pirão primeiro. 

Baixar arquivo
Cultura

Fãs de Bruno Mars esperam nova data para shows no Rio de Janeiro

Produtores procuram uma nova data após a prefeitura do Rio negar a realização de show na véspera das eleições municipais, programadas para domingo, 6 de outubro. 

Baixar arquivo
Educação

Termina nesta sexta-feira o prazo para inscrições no Encceja

O Encceja é voltado para a certificação do ensino fundamental e médio. Nele são avaliados “competências, habilidades e saberes” de jovens e adultos que não concluíram essa etapa de estudos na idade adequada.

Baixar arquivo