Projeção do mercado financeiro para inflação tem leve queda, mas permanece acima do teto
Instituições financeiras consultadas pelo Banco Central (BC) reduziram levemente as projeções para a inflação e pioraram as expectativas para a economia.
De acordo com a pesquisa Focus, divulgada toda segunda-feira, a projeção para a inflação para este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu de 6,88% para 6,84%. Para 2017, a estimativa passou de 4,94% para 4,93%.
A projeção para 2017 está cada vez mais próxima do centro da meta de inflação, de 4,5%. O limite máximo da meta no próximo ano é 6%. Para este ano, a estimativa fica longe do centro da meta e ultrapassa o teto, de 6,5%.
A projeção de instituições financeiras para a queda da economia este ano passou pela sexta piora seguida, ao ser ajustada de 3,31% para 3,37%. Para 2017, a expectativa de crescimento foi reduzida pela quarta vez seguida, ao passar de 1,20% para 1,13%.
A projeção do mercado financeiro para o dólar ao final deste ano subiu de R$ 3,20 para R$ 3,22. Após a eleição de Donald Trump para presidência dos Estados Unidos, na última semana, o dólar tem subido e a Bolsa de Valores está em queda.