Queda no consumo provoca fechamento de lojas no DF

Fecomércio

Publicado em 03/02/2017 - 12:10 Por Patrícia Leite - Brasília

Corredores vazios, lojas fechadas e vendas em baixa. Esse é o cenário do comércio na capital federal. De acordo com pesquisa divulgada pela Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio-DF), nem mesmo datas importantes como o Natal foram suficientes para reverter a baixa nas vendas.


O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, diz que os dados apontaram quedas sucessivas. “O comércio vive em cima de datas comemorativas. Todas as datas comemorativas tiveram resultados, durante o ano de 2016, inferior ao ano de 2015”.


A feirante Genilsa Costa sentiu na pele a que das vendas. “Sempre janeiro é um mês bom de vendas porque o pessoal está de férias, mas só que nesse janeiro foi diferente, as vendas caíram um pouco, uns 10 a 15%.”


Para driblar a crise nas vendas, Genilsa diz que além das promoções,  outra alternativa para não ter que fechar as portas tem sido reduzir os custos.


O presidente da Fecomércio-DF diz que os comerciantes estão assustados.


As vendas do comércio fecharam 2016 com queda de 6,19% em relação ao ano anterior. O setor de serviços também sofreu uma retração de 7,74%.


Sem alternativa, muitos comerciantes estão fechando as portas. Enquanto outros investem em promoções para atrair os clientes.

Últimas notícias
Internacional

ONU pede fim de atividades militares perto de usina nuclear ucraniana

O líder das Nações Unidas, António Guterres, pediu às forças militares da Rússia e da Ucrânia que cessem, imediatamente, todas as atividades militares perto da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia.
 

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz pede registro de novos testes contra varíola dos macacos

A Fundação Oswaldo Cruz pediu à Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - o registro de dois novos teste para diagnóstico de monkeypox. O pedido foi feito por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, Bio-Manguinhos.

Baixar arquivo
Economia

Setor de serviços cresce 0,7% na passagem de maio para junho, diz IBGE

Com isso, se encontra 7,5% acima do nível pré-pandemia, de fevereiro de 2020, mas ainda 3,2% abaixo do ponto mais alto, conquistado em novembro de 2014.

Baixar arquivo
Saúde

Ingerir álcool durante a gravidez pode causar síndrome alcoólica fetal

Mesmo que seja baixa a quantidade de álcool ingerida pela futura mãe, ainda existe o risco da doença,  que pode trazer consequências gravíssimas para o feto e recém-nascidos.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem "bicos" para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo