Trocando em Miúdo: ICMS pode ser cobrado na comercialização de energia no mercado livre?

Trocando em Miúdo

Publicado em 19/04/2017 - 02:11 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

A pergunta aqui é a seguinte. Tem o tal do ICMS, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. Passou por uma cidade, vem o governo estadual e cobra logo o ICMS.
Mas daí vem a pergunta. E se for o caso da energia elétrica, passando lá em cima nos postes de alto tensão, a pessoa paga ICMS? E quando chegar aí na sua casa, na hora da conta de luz, você paga novamente o ICMS? Vamos nesta.

 

Mas a prosa vai mais adiante. Imagine que tem uma grande empresa na sua região que, além de dar muitos empregos, precisa de muita energia elétrica. Acontece que, para ficar mais em conta, esta grande empresa procura energia boa e mais barata. Onde? No chamado mercado livre. Tudo legal. Não compra das empresas fornecedoras e distribuidoras de energia elétrica. Estas pagam ICMS normalmente. Mas vamos tirar as dúvidas com o advogado especialista em direito tributário, Átila Melo. Ele acompanha, no seu trabalho, esse assunto de perto. Nesse mercado livre, tem cobrança do ICMS?

 

Doutor Átila Melo, quer dizer então que essa questão de cobrar ou não ICMS em cima da energia elétrica acabou na Justiça Federal por causa dos estados em dificuldade de dinheiro?

 

Explicando melhor. Quer dizer que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já deu causa favorável contra a cobrança de ICMS nesses casos de compra do mercado livre e agora mudou? 



Estamos ouvindo Átila Melo, que é advogado na área do direito tributário. Um pergunta final: O que os juízes federais dizem para, digamos, voltar atrás?



Então, tá. Inté e axé.


 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo