logo Radioagência Nacional
Economia

Copa do Mundo de 2014 impulsionou crescimento hoteleiro no Brasil

IBGE
Baixar
Raquel Júnia
19/07/2017 - 12:05
Rio de Janeiro

O Brasil tinha, no ano passado, 31.299 estabelecimentos de hospedagem turística, quase a metade hotéis. O Sudeste concentra 41% da rede hoteleira, seguido pelo Nordeste, com 23%.


São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, são os estados com maior número de estabelecimentos. Os dados fazem parte da Pesquisa de Serviços de Hospedagem 2016 e foram divulgados nesta quarta-feira (19), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


O levantamento completo do setor não era feito há 30 anos. Em 2011, foi feita uma pesquisa relativa apenas às capitais.


Em relação a este levantamento anterior, os dados divulgados nesta quarta-feira mostram que em cinco anos houve um crescimento de 15% no número de estabelecimentos de hospedagem dos municípios das capitais.


As capitais com maior crescimento foram Palmas, Belém e Brasília. Houve redução em Natal e em Curitiba.


Para o pesquisador do IBGE Roberto Saldanha os números revelam o incremento do setor para a recepção dos grandes eventos esportivos sediados pelo Brasil. 


Em comparação à população, o levantamento mostra que a região Centro-Oeste concentra a maior proporção, com 22 estabelecimentos e 1.670 leitos por 100 mil habitantes.


Entre os estados, as maiores concentrações por 100 mil habitantes estão no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. O Maranhão tem a menor estrutura de hospedagem, em relação à população, com oito estabelecimentos e 522 leitos por 100 mil habitantes.


Além dos hóteis, 31% dos estabelecimentos eram pousadas e 14% motéis. Em menores proporções, estavam as pensões, hospedagem e apart-hotéis, com 2%; albergues turísticos, com 1,4%, e outros, como campings , dormitórios e hospedarias, com 0,6% do total de estabelecimentos.

x