Trocando em Miúdo: Cheque pré volta com força total em tempos de inadimplência

Trocando em Miúdo

Publicado em 25/08/2017 - 02:01 Por Apresentação Eduardo Mamcasz - Brasília

Olá, prezada pessoa ouvinte cidadã.

 

Por causa da inadimplência, falta de pagamento, tem banco pegando de volta cartão de crédito do cliente. E está mais difícil pegar empréstimo. Até porque mais de 60 milhões de pessoas estão com dívidas atrasadas, acima dos três meses. Então, eis um dos resultados que começam a aparecer: a volta do antigo cheque pré-datado com a devida anotação no canhoto. Se lembra disso?

 

Palavra do educador financeiro José Vignolli, que tem uma página na internet chamada Meu Bolso Feliz. E só para lembrar alguns pontos da pesquisa sobre a volta do uso do cheque pré-datado, feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, junto com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, CNDL. Quatro em cada dez fazem o controle anotando no canhoto do talão de cheques. E usam por causa de que, além da dificuldade de manter o cartão? Uma delas, a facilidade do uso.

 

Mas tem mais o seguinte, alerta o professor José Vignolli, do SPC Brasil. Mesmo no caso do antigo cheque pré-datado, o consumidor tem que ter mais cuidado ainda na hora dos gastos porque se atrasar fica mais difícil ainda acertar a situação.

 

Outra lembrança. O cheque pré-datado, quando entregue no comércio, ou outro lugar, na verdade se transforma na hora em dinheiro. O comerciante, por exemplo, pode pegar o seu cheque pré-datado e entregar no banco onde, com um desconto, troca por dinheiro. Ou então usa o seu pré-datado para pagar um fornecedor. Mais atenção ainda.

 

Então, ficamos assim. Pela pesquisa, 38% dos que usam cheque pré-datado confessam que já ficaram inadimplentes, não tinham saldo no banco, no dia do desconto. Ou seja, é cheque sem fundo. Já viu, né?

 

Então, tá. Inté e axé.

 

 

Trocando em Miúdo: Quadro do programa "Em Conta", da Rádio Nacional da Amazônia. Aborda temas relacionados a economia e finanças, traduzidos para o cotidiano do cidadão. É distribuído em formato de programete, de segunda a sexta-feira, pela Radioagência Nacional. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Meio Ambiente

Chuva em SP contribui para extinção de 8 dos 11 focos de incêndio

Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros permanecem trabalhando na contenção das chamas em três municípios: Bananal, no Vale do Paraíba; Mococa, na região de Campinas; e Itirapuã, região de Franca.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe registra mais de 2 mil focos de incêndios ativos no país

Pará lidera com 1.012 áreas de queimadas; seguido do Mato Grosso, com 420; e o Tocantins, com 279 focos. O Distrito Federal tem o registro de 20 locais com incêndio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Ministérios Públicos e órgãos ambientais vão combater queimadas

A operação usa o trabalho de inteligência e tecnologia para tentar coibir e punir o desmatamento ilegal. 

Baixar arquivo
Economia

FGV: Monitor do Produto Interno Bruto aponta retração de 0,1% em julho

Em termos financeiros, estima-se que o PIB de 2024 acumulado até julho, em valores correntes, tenha sido de R$ 6,587 trilhões.

Baixar arquivo
Geral

Campanha busca conscientizar a paz no trânsito

Órgãos de trânsito vão promover ações educativas e de reforço da fiscalização. Serão realizadas palestras e seminários com o objetivo de reforçar o tema da campanha: “A paz no trânsito começa com você”.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Distrito Federal pode ter o 2º ano mais seco da história

Neste ano, já são 146 dias sem chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, em 1963, Brasília enfrentou uma estiagem que durou com 163 dias.

Baixar arquivo