O feijão está mais caro em algumas regiões do Brasil, inclusive aqui no Distrito Federal. A redução da área de plantio e o aumento de preço da saca, por causa da estiagem, fizeram com que o feijão chegasse a R$ 8,99, o quilo.
De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a produção do feijão na capital federal, em 2018, foi de 29 mil toneladas, com predominância do feijão carioquinha, cerca de 99,9% da safra.
O secretário adjunto da Secretaria de Agricultura do Distrito Federal, Luciano Mendes, explica que o aumento do preço também foi motivado pela praga da Mosca Branca. Segundo ele, o preço do quilo de feijão de R$ 8,99 deve permanecer até abril.
O secretário disse ainda que, em Brasília, as regiões que mais concentram a produção de feijão são: Paranoá, Planaltina e núcleos rurais como o Padef, Rio Preto, Jardim e Tabatinga.
![Natalia Fregoso/Feira Internacional do Livro de Guadalajara Guadalajara, 29/11/2016 - Escritora Marina Colasanti participa da 30a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Foto: Natalia Fregoso/Feria Internacional del Libro de Guadalajara](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Inca/Divulgação Brasília (DF), 25/11/2024 - Fachada do prédio do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Foto: INCA/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![REUTERS/Adriano Machado/Proibida reprodução Notas de 200 reais
02/09/2020
REUTERS/Adriano Machado](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tomaz Silva/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 18/02/2023 – Bloco Cordão da Bola Preta desfila pelas ruas do centro da cidade no primeiro dia oficial do Carnaval 2023. Foto Tomaz Silva/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Nasa/Via Reuters/Direitos Reservados Geleira, Groenlandia, Degelo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)