O governo federal manteve a meta fiscal determinada pelo Congresso Nacional de um déficit de R$139 bilhões para 2019. Mas, para chegar a este número, o Ministério da Economia decidiu contingenciar, ou seja, bloquear R$29 bilhões em despesas.
Isso porque a arrecadação prevista para o ano foi reduzida em 2% pela equipe econômica, que também reduziu a previsão do PIB para este ano de 2,5% para 2,2 % de crescimento, como explicou o Secretário Especial de Fazenda, Waldery Rodrigues Júnior,
Com o crescimento do PIB menor, cai a arrecadação com impostos.
Entre os que devem registrar maior perda de receita, segundo o ministério, estão os impostos de importação e o de produtos industrializados, e também a arrecadação das contribuições previdenciárias. No caso das receitas da previdência, a redução se deve a revisão para baixo da massa salarial dos empregados para este ano. Outro fator avaliado é a queda no preço do petróleo, que também puxa para baixo a arrecadação do governo.
Além da queda nas receitas, a previsão de despesas cresceu, mas esse crescimento foi considerado baixo pela equipe técnica do ministério da economia, cerca de 0,25% a mais do que estava previsto. O ministério avalia que os gastos estão sob controle.
Já a informação de quais as áreas do orçamento vão sofrer o bloqueio de despesas, o ministério da economia disse que só vai divulgar os detalhes do contingenciamento no final deste mês.
A inflação medida pelo IPCA também teve a previsão para o ano reduzida de 4,2% para 3,8%.
![Reuters/Ringo Chiu/proibida reprodução Bombeiros observam incêndio em Los Angeles
11/01/2025 REUTERS/Ringo Chiu](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reprodução X /Copinha Fortaleza avança à terceira fase da Copinha 2025](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Venda a varejo de material escolar em lojas da 25 de Março, região central.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antonio Cruz/ Agência Brasil Mariana (MG) - Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Marcelo Camargo/Agência Brasil Brasília (DF), 13/01/2025 - O ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio 2024. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)