Dia dos Pais deve ser marcado por 'lembrancinhas', aponta Fecomercio em São Paulo

São Paulo

Publicado em 31/07/2019 - 14:52 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Fernanda Souza está desempregada há pouco mais de mês e esse ano não vai ter jeito. Dia dos Pais vai ter, mas sem presente.

 

Consumidores como Fernanda ajudam a explicar os cálculos dos economistas da Fecomercio-SP.

 

A previsão da Federação do Comércio do Estado de São Paulo é de que o Dia dos Pais, vai ser marcado pelas “lembrancinhas”, repetindo o que aconteceu no Dia dos Namorados.

 

É que apesar do Índice de Confiança do Consumidor, em São Paulo, ter subido 3% entre junho e julho, o Índice de Consumo das Famílias ainda segue em queda, também de 3%.

 

Para Guilherme Dietze, assessor econômico da Fecomércio, com os altos índices de  desemprego e com os bancos dificultando o acesso ao crédito, apesar da vontade de comprar ter aumentado, ainda não vai dar para colocar a mão no bolso

 

Para estimular o consumo, Guilherme sugere que lojistas voltem a apostar no crediário, o antigo parcelamento das contas em carnês, já que os estudos de risco também apontam que os consumidores estão interessados em financiamentos, apesar do receio das instituições financeiras.

 

Nesse cenário, quem precisa vender fazer de tudo pra tocar o barco, como José Luiz, dono de uma banda na região da 25 de março, em São Paulo, o maior centro de comércio popular do país.

 

Os números da Fecomercio valem apenas para região metropolitana de São Paulo. Mas, a cidade costuma funcionar com um termômetro para o comércio de todo o país.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Para os povos indígenas o fundamental é a demarcação de terras

O futuro dos povos originários brasileiros é um campo de disputas e possibilidades, marcado por contradições e esperança.

Baixar arquivo
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo