Governo libera recursos bloqueados do Orçamento da União

Recursos da União

Publicado em 22/09/2019 - 14:34 Por Lucas Pordeus Léon - Brasília

Dos mais de 34 bilhões de reais bloqueados do orçamento da União em 2019, 12 bilhões foram liberados pelo ministério da Economia. Isso significa 36% do total que havia sido contingenciado neste ano. 

 

A liberação dos recursos só foi possível por causa da melhora na arrecadação de impostos do governo e do corte nos gastos com pessoal. Dos 12 bilhões liberados, mais de 8 bi vão para órgãos e ministérios do Executivo. Outros 83 milhões vão para os demais poderes da União e 799 milhões foram liberados para emendas parlamentares.

 

Dos recursos liberados para o Executivo, a maior parcela vai para o Ministério da Educação, que ficará com 23% do total descontingenciado. Os recursos devem recompor parte dos cortes aplicados a universidades, institutos federais e bolsas de pesquisa. O segundo ministério mais beneficiado é o da economia, com 21% do total liberado. Seguido pela Defesa, com 19% do total e a Saúde, com 8% do que foi desbloqueado.

 

 O secretário especial da Receita, Waldery Rodrigues, explicou a dinâmica do orçamento.

 

O secretário aposta que mais 8 bilhões ainda podem ser desbloqueados porque o governo espera arrecadar com os leilões para exploração do petróleo que devem ocorrer em outubro e novembro deste ano.

 

 

Últimas notícias
Geral

Morre o deputado estadual do Rio Otoni de Paula Pai

O parlamentar do MDB estava internado devido a um câncer de fígado, e o quadro de saúde teve uma piora no último fim de semana.

Baixar arquivo
Política

Entrevista: o que são e a importânca dos terrenos de marinha

O Senado discute uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que acaba com os chamados terrenos de marinha. Em entrevista, Ana Paula Prates, diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do MMA, explica o que são e os riscos ambientais de se acabar com esses limites. Audiência pública no Senado vai debater o tema na tarde desta segunda-feira.

Baixar arquivo
Geral

Sintonia com o Sul: Dicas de segurança no retorno às residências

Na edição desta segunda-feira (27), o programa Sintonia com o Sul, da Rádio Nacional, destacou uma entrevista com Miriam Ferragini Müller,  assistente social da Unisinos, que falou sobre o Guia de cuidados ao retornar para casa após os alagamentos. 

Baixar arquivo
Geral

Ciclone extratropical pode levar mais chuvas para o Rio Grande do Sul

Por causa dessa previsão, inclusive, o governo do Rio Grande do Sul mantém suspensas as aulas na rede estadual e privada em Porto Alegre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Até 25 de maio, RS recebeu 1,5 mi de litros de água potável em doações

No momento, o que mais a população precisa são cestas básicas, ração para pet e itens de higiene pessoa como sabonete, absorventes femininos e papel higiênico; e de limpeza, como: desinfetante, detergente líquido e esponjas.

Baixar arquivo