logo Radioagência Nacional
Economia

Procon-RJ alerta sobre Black Friday: evite compras por impulso e pesquise antes de fechar negócio

Black Friday 2019
Baixar
Tatiana Alves
28/11/2019 - 08:06
Rio de Janeiro

Já virou tradição! A última sexta-feira de novembro se transformou no dia de correr atrás de descontos. É a black friday, que leva muitos consumidores às compras, confiando em preços melhores, para antecipar as compras de natal ou simplesmente satisfazer desejos.

 

Mas é preciso ficar atentos para não cair em golpes e fraudes. O Procon do Rio de Janeiro tem algumas dicas para os consumidores que pretendem aproveitar a ocasião e fazer suas compras, principalmente pela internet.

 

Entre as recomendações, estão evitar as compras por impulso, pesquisar os preços do produto em sites diferentes; tomar cuidado com promoções muito vantajosas; verificar, na hora de finalizar a compra, se o preço registrado é o mesmo que estava sendo ofertado; conferir o número de prestações, taxa de juros e demais encargos ou acréscimos nas compras parceladas.

 

Também é importante verificar a segurança do site, conferindo se na barra do navegador é exibido um ícone em forma de cadeado fechado.

 

O usuário também precisa manter o seu computador ou dispositivo móvel de acesso à internet protegido com senhas, antivírus e firewall atualizados, além de usar redes wi-fi seguras. Ao efetuar compras pela internet de preferência para os computadores de uso pessoal.

 

Outra dica é fazer pesquisa sobre a empresa fornecedora do bem que está sendo adquirido nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui.

 

E, outro detalhe importante: verifique as condições de entrega e o valor do frete. No estado do Rio, as empresas são obrigadas, por lei, a oferecer o serviço com a data e a hora em que o consumidor estará em casa para receber o produto.

x