Governo reduz previsão do PIB para 0,02%

Crise do coronavírus

Publicado em 20/03/2020 - 19:33 Por Victor Ribeiro - Brasília

A equipe econômica do governo federal reduziu para quase zero a previsão do PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma das riquezas produzidas pelo país e reflete o crescimento econômico. No começo do mês, a previsão era de que, este ano, a economia brasileira crescesse 2,1%. Nessa sexta-feira, a expectativa caiu para 0,02%.


De acordo com o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, o motivo da redução é o efeito da pandemia do novo coronavírus na economia mundial.


O secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, admitiu que o cenário pode ser ainda pior, e existe a possibilidade de o Brasil entrar em recessão.


Sachsida também descartou a possibilidade de um programa de aquecimento da economia nos moldes do que será feito nos Estados Unidos, onde todos terão direito a um auxílio financeiro do governo.


A nova previsão do desempenho da economia foi divulgada no mesmo dia em que o Congresso Nacional concluiu a votação para declarar estado de calamidade pública em todo o país. A medida autoriza o governo a não cumprir a meta de resultados das contas públicas.


Até agora, a meta era de encerrar o ano com gasto de R$ 124 bilhões a mais que o que o governo conseguirá arrecadar. Agora, a expectativa é de déficit de R$ 161 bilhões. E, de acordo com Waldery Rodrigues, ainda pode aumentar.


O próximo relatório com a previsão do PIB será divulgado no dia 22 de maio, mas a equipe econômica informou que deve fazer uma nova revisão antes disso. Provavelmente no dia 15 de abril, quando enviar ao Congresso Nacional o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo