Argentina prorroga negociação de dívida internacional até 2 de junho

Economia

Publicado em 25/05/2020 - 17:36 Por Marieta Cazarré - Montevideo

O governo da Argentina prorrogou mais uma vez o prazo de renegociação da dívida de US$68 bilhões com credores internacionais. O vencimento anterior terminou no dia 22 de maio, sexta-feira passada, e o novo limite é 2 de junho. O governo de Alberto Fernandez fez uma nova proposta em busca de acordo com os credores.

 

Uma proposta anterior dos argentinos foi rejeitada no início do mês, por mais de 80% dos credores, e o país entrou, tecnicamente, em default, uma espécie de inadimplência. No entanto, como as negociações seguem, não deve haver grandes desdobramentos e o país ganha mais tempo.

 

O presidente Fernandez argumentou que não pode assumir nenhum compromisso com a dívida em plena época de pandemia, quando as pessoas estão trancadas em suas casas, sem produzir. e fazer a Argentina crescer.

 

Já de acordo com Martín Guzmán, ministro da Economia, a Argentina tem um limite na negociação com os credores, pois necessita cumprir com o plano de sustentabilidade da dívida, acordado com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

 

E nesse fim de semana, Fernández anunciou a extensão da quarentena social, preventiva e obrigatória por mais duas semanas, até o dia 7 de junho. A decisão aconteceu depois de conversa com governadores e prefeitos, e de uma equipe de médicos e infectologistas.

 

Os últimos dados sobre a covid 19 na Argentina, divulgados no sábado, apontam 704 novos casos de infecção pelo novo coronavírus, 98% deles na região metropolitana de Buenos Aires, a mais afetada no país.

 

De acordo com o governo, a atenção está voltada especialmente para os bairros mais pobres da região, onde os testes serão intensificados e se aprofundarão as políticas para garantir alimentos à população.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo