Bolsonaro sanciona lei que altera auxílio emergencial com vetos

Diário Oficial

Publicado em 15/05/2020 - 15:01 Por Sayonara Moreno - Brasília

Está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (15), a medida que traz mudanças em algumas regras do auxílio emergencial do governo federal, durante a pandemia do novo coronavírus. No entanto, a medida veta algumas mudanças aprovadas pelos parlamentares.

 

A lei permite, agora, que mães de família menores de 18 anos, recebam o auxílio, o que não era permitido até então, porque era destinado somente a maiores de idade. Ficou mantida, também na lei sancionada, a proibição de que os bancos descontem ou compensem dívidas do trabalhador, no auxílio depositado na conta.

 

Apesar disso, 11 pontos aprovados no Congresso foram vetados pelo presidente Jair Bolsonaro. Deputados e senadores incluíram 20 categorias profissionais para receberem, também o auxílio emergencial, a exemplo de assentados da reforma agrária, artesãos, cabeleireiros, ambulantes, diaristas, garçons, babás, motoristas de aplicativo, taxistas, catadores de materiais recicláveis. No entanto, a lei veta essas pessoas, que continuam sem poder receber os R$600.

 

Ao vetar essas categorias, o presidente argumenta que a medida fere o princípio da isonomia entre as profissões, porque umas seriam beneficiadas e outras não, caso o auxílio fosse concedido às novas categorias. Além disso, a inclusão de novos trabalhadores, aprovada pelo Congresso, criaria despesas obrigatórias ao governo federal, sem apontar de onde viriam esses recursos e qual o impacto disso no orçamento da União.

 

Em relação ao financiamento estudantil, o Fies, a lei suspende os pagamentos dos estudantes ao programa, desde que os contratos estivessem em dia, antes da declaração de pandemia da Covid-19. Podem ser suspensas duas parcelas dos contratos em fase de carência e de quatro parcelas de contratos dos estudantes que já concluíram o curso superior.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo