Mais de 900 mil contribuintes recebem hoje a restituição do 1º lote do Imposto de Renda

Imposto de Renda 2020

Publicado em 29/05/2020 - 10:52 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Mais de 900 mil contribuintes recebem hoje a restituição do primeiro lote do Imposto de Renda. Essa é a primeira vez na história em que o Leão começa a devolver a restituição antes do prazo final para a entrega das declarações.

 

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte poderá acessar o site da Receita e verificar se a declaração já foi processada. Caso haja pendências, é necessário enviar uma declaração retificadora.

 

Nesse primeiro momento, a restituição será paga aos idosos com mais de 80 anos, pessoas com idades entre 60 e 79 anos, deficientes físicos ou mentais além de portadores de doenças graves.

 

Os valores serão creditados nas contas bancárias cadastradas no momento da declaração. Mas só serão aceitos dados bancários do próprio contribuinte.

 

Caso o valor não tenha sido creditado, o interessado pode procurar pessoalmente uma agência do Banco do Brasil ou entrar em contato na central de atendimento desse banco para agendar um crédito em conta corrente ou poupança no nome do contribuinte, mesmo que ele tenha conta em outros bancos.

 

Apesar da prorrogação do prazo para entrega das declarações, o Leão manteve o calendário das restituições. Neste ano, além de ter reduzido a quantidade de lotes de sete para cinco, passou a ser pago sempre no último dia útil de cada mês.

 

Com essas mudanças, a última parcela de restituições será paga em setembro, em vez de dezembro, como acontecia nos anos anteriores.

 

De acordo com o calendário divulgado pela Receita, o próximo lote deve ser pago no dia 30 de junho mesmo dia do fim das entregas das declarações.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo