A partir de segunda-feira (15), está liberado o saque emergencial do FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A ação ficou estabelecida na Medida Provisória 946, publicada no início de abril e autoriza os trabalhadores a sacarem até R$ 1.045 de contas ativas ou inativas do Fundo.
A MP foi publicada diante do estado de calamidade pública provocado pela pandemia do novo coronavírus. A Medida diz que a Caixa Econômica deve estabelecer os critérios para o saque. No entanto, o banco ainda não divulgou o cronograma de atendimento e nem quem pode sacar.
O trabalhador que tiver mais de uma conta de FGTS, deve sacar primeiro os valores vinculados a contratos de trabalho extintos e, ainda, a conta que tiver o menor saldo. Os saques podem ser feitos até 31 de dezembro deste ano.
![Joédson Alves/Agência Brasil RETROSPECTIVA_2023 - Atos golpistas de 8 de janeiro. - Foto: Joédson Alves/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arquivo/Valter Campanato/Agência Brasil Repente, repentistas](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Ricardo Stuckert/PR Fortaleza (CE), 11/10/2024 - Unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida no Residencial Cidade Jardim I Módulo IV, no Residencial Cidade Jardim – Conjunto José Walter. Foto: Ricardo Stuckert/PR](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil 8.549 armas obsoletas e sem condições de uso na atividade policial são destruídas como parte das ações estruturantes conduzidas pelo Gabinete de Intervenção Federal, no Batalhão de Manutenção e Suprimento de Armas do Exército, na Vila Militar,](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Fachada de casas disponíveis para serem alugadas no bairro do Bixiga, em Bela Vista.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Antônio Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 10/12/2024 - O relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga, durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para leitura do relatório do Projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que regulamenta a reforma tributária. Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)